Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > Editora IFPB comemora 10 anos com solenidade na Academia Paraibana de Letras

Editora IFPB comemora 10 anos com solenidade na Academia Paraibana de Letras

O evento homenageou a todas as pessoas que mobilizaram esforços para que a editora se tornasse possível
por publicado: 21/06/2023 18h08 última modificação: 22/06/2023 14h45

Os 10 anos da Editora IFPB foram comemorados em solenidade na Academia Paraibana de Letras, nesta terça-feira (20). A programação do evento foi composta por homenagem a todas as pessoas que mobilizaram esforços para que a editora fosse concebida e viesse a prestar relevantes serviços à sociedade. Houve, também, uma palestra, intitulada: “Editoras Universitárias: Desafios e Perspectivas” ministrada pelo professor Cidoval Morais de Sousa – EDUEPB.

Algumas das pessoas que fizeram parte da história da Editora IFPB receberam uma simbólica homenagem cuja entrega10 anos da Editora IFPB_homenageados foi feita pela reitora do IFPB, Mary Roberta; a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação Silvana Cunha e o diretor executivo da Editora IFPB, Ademar Gonçalves. Foram homenageados o professor Alfredo Gomes Neto, forte influenciador no processo de criação da Revista Principia; a professora Maurileuza Fernandes Correia de Lima, uma das articuladoras do processo de criação da Revista Principia,  a professora Nelma Mirian Chagas de Araújo, que atuou diretamente no incentivo à publicação de livros; a professora Ana Paula Cruz, membro do Conselho Editorial da Editora IFPB; Carlos Danilo Miranda Regis, primeiro diretor regulamentado da Editora IFPB e a professora Francilda Araújo Inácio, responsável pela formação do primeiro Conselho Editorial da Editora IFPB.

O diretor executivo da Editora IFPB, professor Ademar Costa Júnior, destacou o papel dos demais gestores que contribuíram com o crescimento da editora, sobretudo  os diretores que implantaram a informatização do fluxo editorial. Ele ressaltou a busca permanente de parcerias com outras editoras, com o intuito de promover a democracia para possibilitar o acesso ao conhecimento, como elemento imprescindível para o desenvolvimento da nação, contribuindo com a sociedade brasileira.

A reitora Mary Roberta destacou o papel dos gestores que contribuíram para a primeira edição de obras no IFPB, que teve início com o lançamento de um livro histórico que trata da educação profissional. Há 10 anos começou o nascer a Editora de forma institucionalizada, ela já nasceu como um instrumento formal que passou a ser avaliado e reconhecido. Essa formalização consolidou-se tendo como base o compromisso da escrita”, comenta. A reitora lembrou, ainda, do lançamento do livro Coriolano de Medeiros, que foi um importante gestor da instituição, nos tempos da Escola Industrial.

A pró-reitora da PRPIPG, Silvana Cunha Costa, falou da alegria de celebrar o aniversário da Editora. Ela agradeceu a toda a equipe que compõe a Editora e aos antigos membros, e declarou o seu orgulho pelo trabalho já realizado. Para ela, o sucesso não seria possível sem esse esforço coletivo. “Editora é um meio de propagação da ciência e das diversas áreas do conhecimento. A qualidade das nossas publicações se devem as nossas revisões e diagramações”, destaca a gestora.

Ana Paula Cruz, que é membro do conselho executivo da Editora IFPB, parabenizou a editora IFPB pelo incentivo a difusão do conhecimento e pelo belíssimo trabalho de arte e revisão presentes no livro do Campus Cajazeiras. Ela destacou a boa interação institucional que acontece no IFPB, desde o sertão até o litoral.

O primeiro diretor regulamentado da Editora IFPB, Danilo Regis, falou da satisfação em estar presente neste momento, em que é celebrado os 10 anos da Editora IFPB. “Começamos um trabalho que deu prazer e que se tornou grandioso, declara o ex-diretor. Ele destacou que foram realizados projetos que levaram o IFPB para todos os cantos do Brasil.

Para a professora Francilda Inácio, que exerceu a função de pró-reitora da PRPIPG no período de 2014 a 2018, o sentimento é de gratidão. Ela afirma que para ela, o IFPB é uma referência. “Tenho muito orgulho da Editora IFPB e da PRPIPG. Enquanto pró-reitora a editora era a menina dos meus olhos. As nossas publicações são diversas e de encher os olhos. Eu recomendo muito a editora, é um trabalho bonito e feito com amor. A editora é uma pérola”, finaliza.

Para o professor Cidoval Moraes de Sousa a manutenção da Editora IFPB é uma façanha, perante as desventuras pelas quais têm passado outras editoras na Paraíba. “Estar à frente de uma editora é uma vocação e um sacerdócio meu”, declara.

A solenidade foi finalizada com a apresentação artística do “Coletivo Rouxinol de Teatro da Oprimida”, com a performance: “Nós-Mulher”, cujo texto foi adaptado das poesias: Trança de Lembranças, de Emmanuel Conserva de Arruda; Corpo Mulher, de Renali de Carvalho; e Transmutação Evocativa, de Edy Justino. O Grupo é formado por ex-alunas do Campus Cabedelo.

10 anos da Editora IFPB_Equipe10 anos da Editora IFPB
10 anos da Editora IFPB 10 anos da Editora IFPB

Percurso histórico da Editora IFPB

A trajetória da Editora IFPB, teve início em 1995, quando um grupo de servidores, perceberam a necessidade da existência de um canal para divulgação e preservação da produção científica dos professores da então Escola Técnica Federal da Paraíba.

Em 2013, a aprovação do primeiro regulamento da Editora IFPB representou a sua criação. De lá para cá, a editora IFPB tem sido responsável pela publicação de livros de diversas áreas do conhecimento tendo realizado parcerias importantes com editoras científicas de diversas instituições de ensino. Hoje, a editora do IFPB conta com, aproximadamente, 200 obras publicadas nos formatos de livros impressos e digitais, além da revista Principia, que já conta com 60 edições.

Texto - Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

Fotos - Patrícia Nogueira - jornalista do IFPB