Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > Consuper realiza reunião extraordinária

Consuper realiza reunião extraordinária

Confira os pontos de pauta e as deliberações
por Patrícia Nogueira publicado: 29/06/2023 11h35 última modificação: 29/06/2023 12h55

O Conselho Superior, instância máxima consultiva e deliberativa do IFPB, se reuniu na manhã desta quinta-feira (29). Representantes de vários segmentos estiveram presentes fortalecendo o aspecto democrático do órgão. A reunião foi presidida pelo Reitor em exercício Nicácio Lopes.

Três pontos de pauta estavam previstos para esta 39ª reunião extraordinária, no entanto um deles foi retirado e será relatado posteriormente.

Um dos processos aprovados foi o relatório de gestão do exercício de 2022 da Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC-PB). A Fundação tem quase três décadas de funcionamento e é responsável, dentre outros aspectos, por promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto as instituições e órgãos públicos ou privados. Na Paraíba, as duas fundações que estão em funcionamento são a Funetec e a Fundação Parque Tecnológico.

A relatoria do processo foi do professor Sabiniano Araújo que ressaltou o importante trabalho que vem sendo desempenhado pela Fundação. "É visível a organização, o crescimento e a evolução da fundação de apoio", apontou Sabiniano ao lembrar que a Funetec atende a 4 Institutos e 3 Universidades Federais.

O Reitor em exercício, Nicácio Lopes, também destacou o trabalho da Fundação: "A Funetec hoje tomou uma dimensão grande e vem sendo buscada por outros órgãos públicos, o que denota toda imagem positiva ostentada no universo da administração pública", disse.

Um fórum de debate com a superintendência da Funetec será agendado, oportunizando aos conselheiros do Consuperreuniao consuper 29-06.jfif um momento de exposição e análise sobre os serviços e competências desenvolvidas pela Fundação. A ampliação desse debate foi fruto da solicitação por parte de alguns membros do conselho. De acordo com Nicácio Lopes, será um momento de conhecer em detalhes a missão da fundação e o que ela traz de positivo para o desempenho da missão institucional do IFPB.

Outro ponto de pauta debatido e aprovado foi o afastamento da Reitora Mary Roberta Meira Marinho para o exterior durante o período de 14 a 22 de julho para participar da oficialização do IFPB como integrante do Projeto Científico "Rádio Telescópio Bingo: First Brazil China Joint Meeting". O relator foi o professor Joserlan Nonato Moreira.

A solenidade ocorrerá na Universidade de Yangzhou, na China. O relator destacou que será um grande conquista para o IFPB participar dessa ação, que projetará o nome do IFPB em âmbito internacional. Nicácio também comemorou a aprovação do processo: "Será uma ação que elevará o IFPB a um patamar de muita visibilidade. A internacionalização faz parte do escopo do instituto e isso nos deixa muito felizes".

Por fim, o reitor em exercício lembrou também que o IFPB tem logrado êxito em diversas ações como a recente avaliação de quatro cursos superiores com conceito 5: medicina veterinária em Sousa, Negócios Imobiliários, Licenciatura em Química e Automação Industrial em João Pessoa. "Nossa elevação conceitual denota todo esforço e comprometimento da comunidade. Não só da reitoria como sobretudo dos professores, técnico-administrativos e estudantes que são os protagonistas desse processo".

Toda a reunião foi transmitida pelo Canal da TV IFPB no youtube.