Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > Espaços de Inovação vêm se consolidando nos Campi do IFPB

Espaços de Inovação vêm se consolidando nos Campi do IFPB

Durante o Dia D da Inovação no Campus Monteiro, a Agência NEO mostrou as potencialidades da área
por Patrícia Nogueira publicado: 06/06/2023 12h06 última modificação: 06/06/2023 12h06

A inovação está cada vez mais presente no cotidiano das atividades acadêmicas e tem agregado valor à produção científica e tecnológica, gerando promoção e reconhecimento aos seus realizadores. A agência de Inovação NEO do IFPB, apresentou, por meio de um diálogo, como são feitas as prospecções de oportunidades em torno de uma ideia até a consolidação de parcerias para realizá-la. O diálogo, que marcou o fechamento das ações da NEO no mês de maio, ocorreu no Campus Monteiro, durante o Dia D da Inovação, no dia 31.

O encontro visou uma troca de conhecimentos com os docentes sobre informações de propriedade intelectual, transferência tecnológica, ecossistemas de inovação e oportunidades. Estiveram presentes o Diretor Executivo, Daniel Macedo, o Coordenador de Propriedade Intelectual, Prof. Valdecir Moreno e o Coordenador de Transferência Tecnológica, Flaviano Silva.

De acordo com o Coordenador de Pesquisa e Inovação do campus professor Giuseppe Lima, houve um retorno positivo dos docentes sobre possibilidades de inovação visualizando como algo que pode surgir de uma ideia inicial sobre os arranjos sociais e produtivos ou que podem emergir do movimento natural das atividades já desenvolvidas com os os estudantes nos cursos.

Todos perceberam como reconhecer oportunidades sobre essas ideias para agregar valor e reconhecimento aos professores, estudantes e parceiros realizadores, o que envolve a proteção e remuneração do capital intelectual via transferência de tecnologia e serviços, em que devemos buscar sempre o agenciamento da NEO na facilitação desses processos. Esperamos que essa conscientização gere novos realizadores de inovação engajados em nosso campus”, disse Giuseppe.

O evento foi organizado pela servidora e mestranda Safira Mabel, do programa ProfNIT, que afirmou que diversas ações estão previstas no campus, envolvendo diálogos direcionados com a comunidade acadêmica sobre tipos de proteção em propriedade intelectual mais usuais, nos respectivos eixos tecnológicos dos cursos.

Na oportunidade, os representantes da NEO conheceram os espaços de inovação recém criados ou ampliados, como o Umbumaker e o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Software (LIDS), que devem ser consolidados como espaços abertos de inovação. Oportunamente, o LIDS foi lançado como um dos membros da futura rede de fábricas de software do IFPB, a FabSoft.