Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > 10 anos da Editora IFPB serão comemorados com solenidade

10 anos da Editora IFPB serão comemorados com solenidade

Evento acontece no dia 20 na Academia Paraibana de Letras
por Patrícia Nogueira publicado: 12/06/2023 11h19 última modificação: 14/06/2023 10h19

Tão importante quanto fazer ciência é divulgá-la. É com base nessa premissa que surgiu a Editora do IFPB. que este ano está completando 10 anos. Para comemorar a data, será realizada uma solenidade no dia 20 de junho na Academia Paraibana de Letras, às 16h.

A programação será repleta de homenagens ressaltando a importância de cada um que contribuiu para o crescimento da editora. O evento pretende reunir cerca de 150 participantes dentre pesquisadores, escritores, leitores, além de professores e estudantes.

Acesse aqui a programação.

História – A fase embrionária da Editora IFPB remete ao ano de 1995, quando um grupo de servidores, perceberam a necessidade da existência de um canal para divulgação e preservação da produção científica dos professores da então Escola Técnica Federal da Paraíba.

De lá pra cá, um longo caminho foi percorrido. Ainda nos anos 90, de acordo com a professora Marileuza Fernandes, criou-se um Projeto Editorial institucional e de um Comitê Editorial, além de um cadastro na Biblioteca Nacional, que lhe concedeu um prefixo editorial. Já na gestão da Professora Nelma Araújo a frente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, em 2013, consegue-se a aprovação do primeiro regulamento interno da Editora do IFPB, passando a ser o marco histórico de criação da mesma.

Crescimento - Hoje a editora IFPB é responsável pela publicação de livros de diversas áreas do conhecimento e também da revista Principia, que tem um total de 60 edições. “Temos aproximadamente 200 obras publicadas nas formas de livros impressos e digitais, tendo realizado parcerias com outras editoras científicas entre elas as Editoras da UEPB, IFRN, IFF, IFG, IFPE e IFPA, além do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFRJ que resultou na série Reflexões na Educação”, disse o Diretor Executivo da Editora IFPB Ademar Júnior.

Novos formatos de publicações vem sendo incorporados pela editora, a exemplo de áudio livro que poderá fornecer acessibilidade as pessoas com deficiência, além da possibilidade de escutar as obras quando estiverem no trânsito. “Também a partir de 2023, estamos inserindo os livros já publicados na plataforma Google Books ofertando uma maior visibilidade às possíveis interessados nas diversas temáticas abordadas nas obras da Editora IFPB, além de ações de marketing e comunicação por meio de nossas redes sociais”, comentou o diretor que lembrou também das dificuldades impostas com a extinsão do cargo de revisor de texto. “Temos enormes desafios pela frente para aumentar o número de obras publicadas, devido as dificuldades no setor de revisão, mas que estamos fazendo ações em conjunto com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) para que possamos reverter isso”, disse Ademar.