Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Sai resultado final do edital de fomento do Programa Empodera

Sai resultado final do edital de fomento do Programa Empodera

Proexc vai fomentar 10 projetos. Dia 16 de maio acontece primeira reunião do Coletivo Empodera IFPB
por Heranir Oliveira publicado: 09/05/2023 10h07 última modificação: 09/05/2023 10h07

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB divulgou o resultado final do Edital de fomento dos projetos vinculados ao Programa Empodera (Programa Institucional de Capacitação em Liderança e Empoderamento da Mulher no Mercado de Trabalho). A Proexc fomentará 10 projetos, o dobro do que foi programado inicialmente, considerando a relevância das propostas e o potencial transformador.  Confira nesse link o resultado final.

O Programa Empodera IFPB é um agente de transformação ao fomentar diversos projetos que visam fortalecer e capacitar mulheres em diferentes áreas. Os 10 projetos aprovados abrangem desde o empoderamento feminino até a inclusão social e o empreendedorismo. Conheça um pouco mais dos projetos contemplados:

O projeto "Artesãs das Águas: Empoderamento, Direito e Trabalho" busca capacitar mulheres artesãs que vivem em comunidades ribeirinhas, proporcionando conhecimentos técnicos, acesso a direitos trabalhistas e fortalecimento de sua autonomia econômica.

O projeto "Empoderando Mulheres ao Enfrentamento da Violência de Gênero" visa oferecer apoio e capacitação para mulheres vítimas de violência. Através de orientações, palestras e grupos de apoio, o projeto busca empoderar as mulheres, dando ferramentas para superar a violência e reconstruir suas vidas.

"Formação Ético-Política sobre Educação Inclusiva para Professoras do Ensino Básico" tem como objetivo capacitar professoras do ensino básico em relação à educação inclusiva, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, emocionais ou cognitivas.

O projeto "Cursos de Tranças e Turbantes: Fortalecimento da Identidade Negra e Empreendedorismo Negro" busca valorizar a cultura afro-brasileira, oferecendo cursos de tranças e turbantes para mulheres negras. Além de fortalecer a identidade negra, o projeto incentiva o empreendedorismo, fornecendo às participantes as habilidades necessárias para iniciar seus próprios negócios nessa área.

O projeto "JUNTA: Coletivo Feminino de Empreendedoras" tem como objetivo criar um espaço de apoio e colaboração para mulheres empreendedoras. Por meio de mentorias, capacitações e networking, o projeto fortalece a atuação dessas empreendedoras, incentivando o crescimento de seus negócios.

Outra iniciativa relevante é o projeto "Minha Doce Liberdade para Mulheres do Sistema Prisional" que busca capacitar mulheres que cumprem pena no sistema prisional, oferecendo cursos e atividades que promovam a reintegração social e a geração de renda após a liberação.

O projeto “Empreender confeccionando Bolsas de Tecido” do Campus Pedra de Fogo visa a continuidade de uma atividade pautada na economia circular, colaborativa e criativa.

Curso de Capacitação para Cuidadora Infantil”  projeto apresentado pelo Campus Magabeira tem como prioridade desenvolver formação para mulheres vulneráveis demandadas como rede de apoio e acompanhamento terapêutico de crianças neurodiversas.

O projeto “Costurando com a comunidade de Princesa Isabel” é um projeto desenvolvido para formação de mulheres na produção de vestuários de forma consciente e sustentável.

Há ainda o projeto "Inclusão Socioprodutiva de Mulheres na Produção Alternativa de Renda pela Elaboração de Produtos Alimentícios"do Campus Sousa.

Segundo a Diretora de Extensão Popular e Rural, Keitiana de Souza Silva, cada um dos projetos aprovados para financiamento tem seu papel relevante na promoção da igualdade de gênero, no fortalecimento das mulheres e na criação de oportunidades para que elas desenvolvam suas habilidades e alcancem a independência econômica.

Quem quiser conhecer todos os projetos fomentados, podem acessá-los no Suap a partir da lista de nomes do resultado final. As proponentes estão convidadas para a primeira reunião do Coletivo Empodera IFPB para orientações e articulações entre os projetos aprovados. Será no dia 16 de maio às 9h, de forma remota. O link será enviado via e-mail.

*DGCOM do IFPB com informações da DEXPR

registrado em: ,