Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Reunião discute implementação de Política de Segurança no IFPB

Reunião discute implementação de Política de Segurança no IFPB

Experiência do IFPE na construção da política servirá de parâmetro
por publicado: 22/05/2023 11h50 última modificação: 22/05/2023 11h51

O IFPB esta dando mais um passo para a construção da política de seguranca institucional. Na manhã desta segunda-feira (23) a comissão se reuniu com a Reitora Mary Roberta Meira Marinho e o tecnólogo em segurança pública do IFPE Michael França.

O objetivo da reunião foi apresentar o caso do IFPE e a experiência sobre o processo de construção do Sistema Integrado de Segurança. Ele apresentou o caminho percorrido e o passo a passo para implementação da política.

"Antigamente trabalhávamos de forma fragmentada. Precisávamos de um sistema de normas para regularizar. E então eu pensei no estratégico. Determinei índices reguladores. O relatório vai dar uma diagnose e pontuar os indicadores. Então o primeiro passo é o estratégico. Conhecer os pontos de vulnerabilidade. Não da pra estabelecer soluções de segurança sem um estudo antes", comentou o tecnólogo. A minuta do documento do IFPE já foi discutida com a comunidade e esta em discussão no colégio de dirigentes.

O presidente da comissão responsável por formular a Política de Segurança Institucional no IFPB Adriano Melo comentou que o Instituto está caminhando para a implementação dessa politica. “Estamos nos reunindo com vários órgãos. Todos os Institutos possuem suas dificuldades e estão pensando da mesma forma, fazendo um trabalho educativo que começa na própria comunidade”, destacou.

O vigilante do Campus João Pessoa Avelino Couto contribuiu na reunião trazendo exemplos práticos. Com sua vivência de mais de 30 anos na área ele comentou que a segurança deve ser levada a sério e ser trazida para o planejamento estratégico da gestão. "Precisamos investir na prevenção", comentou.

A Reitora Mary Roberta Meira Marinho elogiou e agradeceu a articulação com o IFPE. "Já tínhamos essa preocupação mesmo antes desse movimento. Recentemente ampliamos as discussões por conta dos últimos acontecimentos. A comissão vem fazendo um trabalho bom. Trouxemos os estudantes. Esse é um momento importante", disse.

Também estiveram presentes e participaram da reunião Thalita Lacerda, representante do sindicato, Júlio Cézar estudante do campus Picuí e membro do grêmio Augusto dos Anjos e João Miguel Diretor de Manutenção e Logística da PRAF.