Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Reitoria se reúne com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica

Reitoria se reúne com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica

Gestores dialogaram com o Secretário Getúlio Marques sobre projetos de Inovação e futuras parcerias
por Patrícia Nogueira publicado: 09/05/2023 13h13 última modificação: 09/05/2023 13h15

O Secretário Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, visitou a Reitoria do IFPB nesta terça-feira (09)., após participar da abertura do I Encontro de Integração do Programa Jovem Aprendiz.

A Reitora Mary Roberta Meira Marinho, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura Nicácio Lopes, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, o Assessor  Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Pinto,  o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, o Diretor de Inovação, Daniel Soares e o Coordenador de Infraestrutura do Polo, Michel Dias, se reuniram com o secretário no gabinete da reitoria e discutiram ações de parcerias.

Na oportunidade foram apresentados os resultados de projetos inovadores desenvolvidos pelo Polo de Inovação junto ao setor produtivo. O IFPB, por meio do Polo de Inovação, atua hoje em parceria com diversos estados em projetos de P&D. São 5 projetos na Paraíba, 1 em Alagoas, 3 no Distrito Federal, 25 em São Paulo, 9 em Minas Gerais, 11 no Rio de Janeiro e 1 em Santa Catarina.

“Muitas dessas parcerias têm gerado transferência de tecnologia com a indústria”, afirmou o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo. O Coordenador de Infraestrutura do Polo, Michel Dias, falou também do programa de capacitação 4.0 que oferece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais aos estudantes e também citou os casos de sucesso nas participações em competições internacionais de Tecnologia. “Temos estudantes que venceram essa competição e hoje atuam em grandes empresas”, comentou Michel.

O Secretário Getúlio Marques, que faz parte do Conselho de Administração da Embrapii, afirmou que pretende em sua gestão buscar novas parcerias com foco na relação entre as instituições e o setor produtivo. “Com a confiança que as empresas passam a ter na Rede Federal, os investimentos aumentam e a gente quer fortalecer isso”, disse Getúlio, durante o diálogo com os gestores do IFPB.

Outro ponto apresentado ao Secretário da Setec foi a Política de Inovação para a Qualidade de Vida (Q-Inova) e suas estratégias de implementação, pelo Diretor de Inovação Daniel Soares. O gestor falou sobre a necessidade de aproximar o diálogo entre a inovação e o mercado produtivo na resolução de problemas reais para a sociedade. Os eixos prioritários são a segurança alimentar e o combate a fome e tecnologias assistivas.

A Reitora do IFPB, Mary Roberta, avaliou a visita do secretário como muito positiva. “Apresentamos as necessidades de parcerias voltadas para os Institutos Federais e o secretário se mostrou aberto para fazer com que nossa rede se fortaleça cada vez mais”, concluiu.