Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Programa Visual 3D abre chamada interna para os campi do IFPB

Programa Visual 3D abre chamada interna para os campi do IFPB

Ações devem beneficiar estudantes da rede pública com realidade aumentada e virtual
por Ana Carolina Abiahy publicado: 18/05/2023 07h27 última modificação: 18/05/2023 07h50

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB abriu chamada interna para selecionar seis campi do Instituto Federal da Paraíba para aderirem ao Programa Visual 3D. A iniciativa prevê oficinas de Realidade Aumentada (RA) e de Realidade Virtual (RV) para escolas da rede pública municipal ou estadual na área de abrangência dos campi do IFPB. Parte dos beneficiários também serão estudantes do próprio campus.

Acesse aqui o Edital.

As inscrições começam dia 18 de maio e se estendem até o dia 26 de maio. De acordo com a Diretora de Extensão Tecnológica da Proexc, Maria José Batista de Melo (Josi), a intenção é iniciar as ações em 3 de julho e concluir em 30 de novembro. Cada projeto terá R$ 3 mil de apoio financeiro para custeio das atividades.

Os projetos terão bolsas para tutores/servidores e discentes. As bolsas mensais para servidores são no valor de R$ 800 e para estudantes são de R$ 500 para ensino superior e R$ 250 ensino técnico. O projeto de cada campus deve ter três oficinas de RA e RV. É preciso ter, no mínimo, 20 vagas em cada oficina.

Metade das vagas das oficinas são destinadas aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II e ou do Ensino Médio de escolas públicas da rede municipal e/ou estadual do território de abrangência dos campi do IFPB. A outra metade dos participantes pode ser de estudantes do campus do IFPB ofertante de qualquer nível e modalidade de ensino.

O interesse em participar do Programa via chamada interna é feito por envio de e-mail para dext@ifpb.edu.br com a documentação exigida em edital. É preciso ter a anuência da Direção Geral do campus e comprovar que há Laboratório de Informática com 20 vagas, pelo menos. É necessário comprovar que há parceiro externo participando do projeto e a escola pública da região também. O projeto prevê a participação de voluntários.