Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Ministério do Trabalho e Emprego pretende ampliar parcerias com a Rede Federal

Ministério do Trabalho e Emprego pretende ampliar parcerias com a Rede Federal

Boa notícia é compartilhada pelo Diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude durante encontro promovido pelo IFPB
por Heranir Oliveira publicado: 12/05/2023 12h01 última modificação: 12/05/2023 14h20

Uma chance de iniciar uma carreira profissional e ganhar experiência. O desafio enfrentado por muitos jovens na busca pelo primeiro emprego, tem sido facilitado por um programa do governo federal que oferece oportunidade de aprendizado e inserção no mundo do trabalho. Nesse novo governo o Programa Jovem Aprendiz pretende ampliar a oferta de vagas e realizar parcerias com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica aproveitando o potencial de capilaridade dos Institutos Federais. A boa notícia foi compartilhada num encontro promovido pelo IFPB no auditório do Fórum do TRT.

O I Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica trouxe a João Pessoa o Diretor do Departamento de Políticas de Trabalho para a Juventude do MTE, João Victor Motta. O gestor falou do desmonte provocado pelo ex-governo quando “houve uma tentativa forte de desestruturar e desconstruir o arcabouço legal e normativo que rege a aprendizagem”. Agora segundo ele o momento é tratar a aprendizagem como política pública e não apenas do ponto de vista de fiscalização e de implementação da lei.Foto João Victor Motta.jpg

João Motta lembrou que a Lei que rege o contrato de aprendizagem completa 23 anos, e como toda lei que vai envelhecendo precisa ser repensada. “Diversas questões não eram importantes na época, como são hoje a transição energética, a questão ecológica e a qualificação para as novas tecnologias”. Segundo ele muitas empresas burlam a lei preferindo pagar multa ao invés de incluir os jovens no mercado de trabalho. “Para nós os IFs podem nos ajudar a esclarecer as empresas sobre a importância da aprendizagem como instrumento de inclusão social e produtiva” disse.

O Diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do MTE reconheceu a qualidade dos Institutos Federais, pela formação técnica e oferta de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) e pela capilaridade que a Rede Federal tem no território, suprindo a defasagem em localidades não abrangidas por outros ofertantes de qualificação no país. O objetivo é estruturar a aprendizagem para as próximas décadas, como instrumento de acolhimento, política para evitar a evasão escolar e como política de formação dos trabalhadores. “Por isso as parcerias com a Rede Federal são um objetivo central da nossa gestão” disse.

Motta enalteceu a realização do Encontro Nacional em João Pessoa. “O IFPB se tornou um dos grandes exemplos de boa oferta de cursos de aprendizagem, compartilhar essa experiência com outros institutos é essencial para nossa gestão” concluiu.Estudante Vitória.jpg

No Instituto Federal da Paraíba 100 estudantes já foram beneficiados pelo Programa Jovem Aprendiz nos últimos dois anos. Para a estudante Vitória Rodrigues do Campus Pedras de Fogo, que faz o Curso Técnico de Modelagem do Vestuário ” Ser aluna do Jovem Aprendiz é uma grande oportunidade profissional e financeira, não é fácil para o jovem sem  experiência conseguir uma vaga nesse meio ”.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: ,