Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Parque Sinergia apresenta laboratório maker para Secretaria de Educação da PB

Parque Sinergia apresenta laboratório maker para Secretaria de Educação da PB

Laboratórios possibilitam colocar em prática ideias e criações inovadoras. Experiência do IFPB servirá de modelo para as escolas do Estado
publicado: 08/05/2023 10h36 última modificação: 08/05/2023 10h39

Os chamados “Laboratórios Maker” já são uma realidade no IFPB desde 2020. Os espaços possibilitam a aprendizagem baseada em projetos e a cultura “Learning by Doing”, colocando o estudante no centro da aprendizagem. Vários campi do IFPB estão estruturados com laboratórios maker e nesta sexta-feira (05), o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB apresentou a experiência institucional com estes laboratórios para a Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Gerência da Educação Profissional do Estado.

A abertura do encontro foi realizada pelo professor Valdecir Moreno que apresentou as experiências exitosas da instituição com os laboratórios makers e falou de parcerias. Os campi de Cabedelo e João Pessoa e o Polo de Inovação falaram das atividades desempenhadas nos seus laboratórios. O Lampião Maker é um espaço multicampi presente em Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita: “Buscamos somar as expertises dos nossos times na proposição de soluções para diversos tipos de problemáticas como exemplo, educacionais, de saúde, sociais, da indústria em geral, entre outras”, disse a coordenadora Nadja da Nóbrega Rodrigues.

O Coordenador do Laboratório Maker do Campus Cabedelo, professor Thyago Silveira, explicou que os dois laboratórios instalados no campus dão suporte a realização de oficinas e atividades de ensino e Educação 4.0, pesquisa e extensão. “O Lab Maker 01 está equipado para funcionar como um espaço de prototipagem, equipado com impressoras 3D, CNC, kits de robótica arduíno e Lego, e óculos 3D. Já o Lab.Maker 02 está equipado para funcionar como uma marcenaria, com máquinas de corte, lixadeiras, furadeiras e espaço para pintura”, pontuou.

No Campus João Pessoa as ações são voltadas para iniciação tecnológica para estudantes da rede pública municipal, estadual e federal, por meio do Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual do IFPB (LARA). “Contando com parceiros institucionais, o LARA capacitou mais de 400 estudantes em tópicos de realidade aumentada e virtual desde o ano de 2021”, disse o professor Alexandre D'Andrea que coordena junto com o professor Francisco Petrônio Alencar de Medeiros.

A Pró-Reitora de Pequisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa, destacou a importância do estreitamento para parceria com o governo do Estado: Colocamo-nos a disposição para capacitação dos professores e técnicos do estado da Paraíba para montagem dos laboratórios maker nas escolas estaduais”, afirmou. O Diretor de Inovação Tecnológica, Daniel Soares enfatizou que “a importância de articulações como esta é impulsionar as ações do IFPB, para que consigamos impactar mais pessoas, potencializar formação dos estudantes, a inserção dos professores, nosso capital humano, para qualificar as politicas de educação no estado Paraíba, num horizonte promissor numa ação colaborativa e consorciada.”

A gerente executiva da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Rayssa Alencar comentou que na próxima semana irá se reunir com os secretários para elaborar a parceria com o IFPB. “Faremos uma parceria para montar os Laboratórios Makers nas escolas do estado da Paraíba e para a capacitação dos professores”, destacou.

O Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira fez um balanço de todas as reuniões realizadas durante a semana no Parque Sinergia. “Foi uma semana de visitas e reuniões muito importantes que refletem o nosso potencial e oportunizam a participação de startups de nossa região para atender um amplo mercado”. O evento foi híbrido e contou com a participação dos professores Felipe (IFPB Campus Patos) e Fernando Costa (IFPB Campus Picuí), além de Kildare Goes do Governo do Estado.

*Colaboração de Ramiro Pereira