Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Oficinas e aulas-show movimentam o Festival Sabores da Serra em Guarabira

Oficinas e aulas-show movimentam o Festival Sabores da Serra em Guarabira

Estudantes e público em geral aprendem sobre gastronomia de maneira prática e interativa
por Heranir Oliveira publicado: 05/05/2023 18h39 última modificação: 05/05/2023 18h39

A primeira atividade do Festival Gastronômico Sabores da Serra nesta sexta-feira (05) aconteceu pela manhã no Campus do IFPB em Guarabira. Estudantes da unidade e de outras instituições participaram de duas oficinas.

O chef Adilson Santana e a sommelier Letícia Macedo (mais conhecida como Biruta da Terra) trataram de uma bebida típica brasileira que apresenta variações regionais e sabores distintos: a cachaça. Na oficina os estudantes aprenderam sobre a produção da cachaça, como identificar uma bebida de qualidade e de que forma pode ser combinada com diferentes tipos de alimentos. Oficina sobre Cachaça.jpeg“Esse encontro é importante para que eles entendam a cachaça como um produto cultural, que apresenta um mercado crescente e oportunidade de negócio” disse o chef Adilson.

O estudante Thiago Peres, considerou a oficina proveitosa. “É interessante conhecer a cadeia produtiva da cachaça e a sua produção que envolve uma série de atividades que geram emprego e renda”.

Oficina gastronomia- sexta.jpgEm outra oficina o chef Matheus Rockenbach abordou aspectos da cozinha contemporânea, falou da importância das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e ao final ensinou a turma a preparar uma cocada com geleia de frutas. A estudante Edilein Raile espera replicar os ensinamentos em casa “Isso vai aprimorar minhas habilidades culinárias” disse.

À tarde no auditório do Sebrae localizado no Shopping Cidade Luz foram realizadas mesas-redondas. O empresário Houston Pina e as chefs Neide Lisboa e Neta Balbino falaram sobre a experiência de gerenciar um restaurante com sucesso.

Para Houston o festival vai abrir portas para muitos empreendedores em Guarabira. Mesa redonda debatedores Guarabira.jpg”A cidade é carente de empreendimentos gastronômicos e esta é a oportunidade desse pessoal daqui nos conhecer como chefs de cozinha, como gestores. Estamos trazendo várias empresas para cá e isso é importante para a economia local”.

No espaço de eventos do shopping à tarde também foi reservada para aulas-show. O público acompanhou demonstrações de novas receitas e técnicas culinárias. A cozinha de “bucho cheio”, cozinha de abraço, afeto contemporâneo e brindes e sabores foram abordados pelos profissionais em seus preparos. O objetivo foi mostrar como a gastronomia pode ser uma forma de expressar afeto e satisfação, através de receitas simples que podem ser feitas no dia a dia.Aula Show- shopping.jpeg

“Esse festival traz emprego, renda, mais investimentos e o resultado de tudo isso é uma melhor qualidade de vida para o povo da região” disse o Superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim.

Uma praça de alimentação foi montada numa área do shopping especialmente para o festival, com balcões para pequenos negócios e stands para expositores. No palco houve apresentações do Grupo de Balé da prefeitura sob o comando da maestrina Francimara Pontes e do Coral de Libras do Campus Guarabira.Coral de Libras- Campus Guarabira.jpg

O evento promovido pelo Campus Areia do IFPB conta com as parcerias do Campus Guarabira, Sebrae, Prefeitura de Guarabira, Guaraves, Rede Paraíba de Supermercados e de outras empresas da região. O Terceiro Festival Gastronômico Sabores da Serra vai até domingo com uma vasta programação. Confira aqui.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM