Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > Jogos Intercampi: valorização do esporte e o aprendizado além da sala de aula

Jogos Intercampi: valorização do esporte e o aprendizado além da sala de aula

Etapas regionais iniciam em junho. Equipes podem ser inscritas até dia 28
por Patrícia Nogueira publicado: 25/05/2023 09h06 última modificação: 26/05/2023 17h10

O congraçamento entre as equipes desportivas de todas as unidades do IFPB por meio de competições intercampi já é uma realidade no Instituto. Valorizando a sociabilização entre os participantes, a pluralidade, e os sentimentos de colaboração e competição, o esporte proporciona aprendizados que vão além da sala de aula, mas assimilados dentro das quadras.

"Participar dos jogos é de uma riqueza imensurável. Você conhece novas pessoas, novos ambientes, conhece outros colegas e entende a dimensão que é o Instituto Federal", afirmou a estudante Esther Lopes do Campus Itaporanga. Já o estudante Giovanni de França ressaltou que com os jogos foi possível levar para a vida dele o sentimento de superação "Aprendi que com esforço e empenho eu consigo atingir meus objetivos e é isso que eu levo dos jogos para a minha vida", comentou. Confira esse e outros depoimentos de estudantes participantes de edições anteriores dos jogos.

É nessa perspectiva que os Jogos Intercampi chegam na sua VI edição. As competições locais serão realizadas a partir do mês de junho envolvendo Etapa Borborema - 13 a 15/06 (Monteiro); Etapa Sertão - 19 a 21/06 (Cajazeiras); Etapas Litoral: 02 a 04/08 (Cabedelo); Etapa Final: 21 a 23/08 (João Pessoa). As competições servem de seletiva para as etapas regionais e nacionais dos Jogos dos Institutos Federais.

As inscrições devem ser realizadas pelos chefes de delegação no endereço: https://jogos.ifpb.edu.br, até o dia 28 de maio. De acordo com a Diretora de Educação Física e Esporte, Brigida Batista Bezerra, alguns documentos precisam ser apresentados: boletim escolar (atualizado), foto, RG frente e verso, passaporte vacinal, atestado médico.

Terão direito à inscrição os estudantes matriculados em cursos presenciais do Instituto Federal da Paraíba, frequentando regularmente os cursos: técnicos integrado, concomitante e subsequente; ensino superior e pós-graduação, ficando vedada a participação de alunos do EJA, EAD e FIC e dos estudantes que já tenha concluído todas as disciplinas do seu curso e esteja apenas finalizando o seu estágio curricular obrigatório.

Após o cadastramento, confirmação e homologação das inscrições, cada chefe de delegação deverá imprimir e assinar as seguintes fichas: Ficha Geral de estudantes/Atletas com a identificação da (s) modalidade (s), Fichas de Modalidades Coletivas e Individuais, disponibilizadas pelo sistema, e apresentar no credenciamento oficial do evento.

As dúvidas podem ser encaminhada para o e-mail da Diretoria de Educação Física e Esportes: defe@ifpb.edu.br.

Acesse aqui o regulamento dos jogos e outros documentos.