Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > IFPB terá um Centro de Demonstração de Energias Renováveis

Noticia

IFPB terá um Centro de Demonstração de Energias Renováveis

Instituição é uma das duas selecionadas pela Organização Latino-Americana de Energia no país
por Ana Carolina Abiahy publicado: 05/05/2023 16h20 última modificação: 05/05/2023 17h26

O Instituto Federal da Paraíba foi aprovado para a instalação de um Centro de Demonstração de Energias Renováveis e a oferta de cursos nesta área. O resultado veio de uma seleção da Organização Latino-Americana de Energia (Olade) em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e de Minas e Energia (MME). Serão apenas dois centros desta natureza no país.

Trata-se do projeto Etrela - Melhorando, Aumentando e Facilitando o Acesso à Energia Renovável Educação e Treinamento na América Latina. A iniciativa está inserida no Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (Programa EnergIFE), gerido pela Setec-MEC, e atende solicitação da Secretaria de Planejamento e Transição Energética do MME. 

Inicialmente, o IFPB ficou em terceiro lugar entre as 28 instituições federais de ensino participantes e o edital previa a aprovação de duas unidades. Como as duas instituições que ganharam o certame eram de São Paulo, a Reitoria do IFPB pleiteou que fosse considerado o aspecto da regionalidade para descentralizar a instalação do projeto. O pleito da reitora Mary Roberta Meira Marinho foi acatado e o IFPB e a Unicamp (Campinas - São Paulo) são os centros aprovados. 

O IFPB deve receber 180 mil euros para a instalação do Centro. A proposta do IFPB foi enviada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) que tem à frente o professor Nicácio Lopes. Ele destacou o Centro como uma grande ação de internacionalização do IFPB e a oportunidade ímpar para o Nordeste se desenvolver na área de energias renováveis, com protagonismo para a Paraíba.   

O projeto do IFPB levou em conta a experiência acumulada em cursos técnicos da área de Energia Renovável, bem como a oferta da qualificação profissional por meio do programa Qualifica Mais EnergIF em vários campi. O coordenador da proposta enviada ao MEC, Rhenan Weber Borges Varela, compilou mais de 1160 estudantes que concluíram cursos na área de energias renováveis no IFPB somente no ano de 2022. Foram 15 campi da instituição envolvidos em ações de capacitação profissional e formação neste campo de atuação. 

Inicialmente, mais de 60 professores do IFPB podem ser envolvidos com as atividades do Projeto Etrela. Entre eles está o professor Walmeran Trindade, do campus João Pessoa, onde deve ser instalado fisicamente o Centro. Ele frisou que muitos cursos de capacitação à distância devem fazer parte das atividades. 

Em seu ofício, a reitora do IFPB frisou que a Paraíba está estruturando um dos maiores parques eólicos e solares da América Latina e por isso seria o campo mais fértil para a instalação do Centro da Olade.  A proposta do IFPB é multicampi e pretende envolver muitos parceiros e diferentes áreas. 

Para o pró-reitor Nicácio, a consolidação do Centro de energias renováveis no IFPB mostra que o IFPB está na vanguarda desta área temática, como um propagador das ações de eficiência energética e de políticas de ensino e capacitação para a área. O projeto insere o Brasil em parcerias já em andamento na América Latina.


registrado em: