Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > IFPB participa de Inauguração da Indústria do algodão orgânico em Ingá

IFPB participa de Inauguração da Indústria do algodão orgânico em Ingá

Projeto tem o Campus Pedras de Fogo como integrante
por Patrícia Nogueira publicado: 08/05/2023 12h04 última modificação: 10/05/2023 12h32

O IFPB participou na manhã desta segunda-feira (08) da inauguração da Usina de Beneficiamento de Algodão Orgânico Cultivado pela Agricultura Familiar de Ingá e Região. A Reitora do IFPB, Mary Roberta e o Diretor do Campus Pedras de Fogo, Frederico Campos estiveram prestigiando a solenidade juntamente com autoridades do governo do estado e locais. Estudantes do curso de Modelagem de Vestuário também estiveram presentes.

O Campus Pedras de Fogo integra esse projeto que marca a volta da cultura do algodão na região do agreste. “Nosso campus possui o único curso técnico no IFPB voltado para modelagem de vestuário. Então nós trouxemos nossos alunos para que possam entender uma parte dessa cadeia de produção que é o plantio, a colheita e posteriormente seu beneficiamento”, disse o Diretor Geral Frederico Campos. Ele comentou ainda que com a implantação da usina haverá um fortalecimento da cadeia de moda sustentável. “Aqui só será processado algodão orgânico. Trata-se de um algodão colorido ou branco mas plantado sobre condições orgânicas. Já há empresas interessadas em comprar esta produção, estimulando o plantio cada vez maior”, comentou Fred.

A abertura  contou com o desfile “Moda na Praça” evento de moda sustentável do algodão orgânico e artesanato local, idealizado e organizado pela professora Nicéa Ribeiro do Campus Pedras de Fogo. A inauguração foi na sede da Fábrica, momento em que os convidados puderam conhecer as instalações. O algodão orgânico faz parte do arranjo produtivo da cidade de Ingá que tem como patrimônio cultural e imaterial o bordado labirinto.