Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > IFPB participa de Encontro das Editoras Universitárias

IFPB participa de Encontro das Editoras Universitárias

Reuniu discutiu, entre outros temas, modelos de acesso aberto e direitos autorais
por publicado: 15/05/2023 09h26 última modificação: 15/05/2023 09h26

A Editora IFPB participou do 35º Encontro Anual das Editoras Universitárias, realizado na cidade Lavras, Minas Gerais, organizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).  No encontro realizado no período de 8 a 11 de maio foram discutidos modelos de acesso aberto, a importância dos metadados no cenário editorial, direitos autorais e acessibilidade às obras publicadas, além da interação com diversas editoras universitárias que estiveram presentes.

Para o Professor Ademar Gonçalves da Costa Junior, Diretor Executivo da Editora IFPB o evento foi uma fonte importante para buscar aprimorar as ações da Editora IFPB no tocante a sua política e fluxo editoriais, além da troca de experiências com as editoras universitárias presentes.

Paralelo ao evento, a equipe de diagramação da Editora IFPB participou do curso online “Produção editorial acessível em e-pub” apresentado pelo Prof. André Freite (UFLA) e pelo Sr. Lael Nervis (IFRS). Segundo o programador visual da Editora IFPB, Adino Bandeira, é preciso pensar na produção editorial do IFPB na dimensão de acessibilidade, aproveitando as facilidades que as tecnologias de publicação digital oferecem.

O Prof. Ademar também teve a oportunidade para conhecer o evento “UFLA de Portas Abertas”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que foi apresentado pela Pró-Reitora, Profa Christiane Maria Rocha e pelo Pró-Reitor substituto, Prof. Danton Ferreira. O evento reuniu aproximadamente 22 mil inscritos em um dia que os alunos de diversas cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e a comunidade conheceram os cursos de graduação e ações de extensão promovidas ao longo de um dia. Editora 1 ==========================.jpg

Por fim, o Diretor da Editora IFPB conheceu alguns dos laboratórios e colegas das diversas Engenharias da UFLA, acompanhado pelo Prof. Danton Ferreira, para um possível estabelecimento de ações que possam envolver o ensino, a pesquisa e a extensão entre as instituições. A UFLA é considerada uma das maiores universidades do Brasil.” Uma provável parceria poderá fazer com que tenhamos melhoras consideráveis nas diversas esferas do IFPB” disse professor Ademar.