Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > IFPB participa da Huawei Latin America Eco-Connect Summit 2023

Noticia

IFPB participa da Huawei Latin America Eco-Connect Summit 2023

Durante o evento, o Conif assinou acordo com a empresa líder da área de TIC
por publicado: 30/05/2023 15h05 última modificação: 30/05/2023 16h56

O Instituto Federal da Paraíba está marcando presença na Huawei Latin America Eco-Connect Summit 2023, evento organizado pela empresa chinesa que é líder mundial na área de soluções para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A reitora Mary Roberta Meira Marinho está desde segunda-feira, 29 de maio, cumprindo agenda no evento que reúne diversos parceiros educacionais, empresas e gestores públicos.

O IFPB é uma das instituições da Rede Federal que mais interage com a empresa chinesa por meio da Huawei ICT Academy que promove treinamento em tecnologias inovadoras, como computação em nuvem, big data e inteligência artificial. A parceria tem sido profícua através do Polo de Inovação do IFPB, levando a muitos estudantes certificados na área de TICs e envolvendo projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para solucionar problemas reais do mercado de tecnologia.

A reitora Mary Roberta considerou muito importante a oportunidade de troca de informações sobre as parcerias já IFPB HUAWEI MARY 2.jpeg realizadas e o diálogo com docentes, especialistas e representantes de instituições de ensino especializadas em tecnologias digitais. O IFPB também foi destaque no evento devido à conquista realizada neste último final de semana da equipe de estudantes do campus João Pessoa como vice-campeões na competição da Huawei ICT no ramo de Computação em Nuvem. 

No primeiro dia do evento, realizado em São Paulo, a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Leopoldina Veras, assinou o Memorando de entendimento com o representante da Huawei Brasil Enterprise BG, Wesley Wang. O Conif já tinha um acordo com a Huawei desde 2021, mas a nova assinatura amplia as possibilidades de atuação. A parceria possibilita acesso ilimitado da Rede Federal a plataformas virtuais de aprendizagem e a participação na Huawei ICT Competition. A professora Mary ressaltou que a parceria estabelecida é uma forma de fortalecer o trabalho em Rede. 

Para a presidente do Conif, a parceria proporcionará aos estudantes dos municípios do interior acesso a oportunidades, cursos e formações que antes só eram encontrados nas grandes capitais do país. "Temos mais de 1,5 milhão de estudantes espalhados pelo Brasil. Uma parcela significativa está nas cidades do interior. São jovens em cursos técnicos profissionalizantes que têm sede de aprender", comentou Leopoldina, que é reitora do IF Sertão Pernambucano.

Além da reitora do IFPB, também participaram do evento o reitor do IFSC, Maurício Gariba; e do IFSP, Silmário Santos. Uma das ênfases do evento foi sobre o Ecossistema de talentos digitais, proporcionando a chance de interação entre Huawey ICT Academies de diversos países da América Latina. O painel "Gap de Talentos Digitais e Modelo de Cooperação e Conquistas" teve a participação do secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia. Em sua fala, ele comentou sobre o protagonismo do Conif como indutor de políticas públicas.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB - com material do Conif e Huawei