Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > IFPB integrará Plenária Estadual do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal

A ação será realizada no Espaço Cultural, neste sábado (13), às 10h00
por publicado: 12/05/2023 17h20 última modificação: 12/05/2023 18h02

A reitora do IFPB, Mary Roberta, participará da Plenária Estadual do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal (PPA), a convite do governador do Estado da Paraíba, João Azêvedo; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. O evento acontecerá neste sábado (13), na Praça do povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, às 10h00.

O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo, do Governo Federal. É por meio dele que são definidas as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública. A ideia é trazer a sociedade para dentro das principais decisões sobre o futuro do País, dando voz à sociedade civil organizada na construção de políticas públicas.

Em visita ao Instituto Federal da Paraíba, Valmor Schiochet, da Secretaria Nacional de Participação Social, reiterou o convite para a participação do IFPB no PPA. “Nós estamos aqui no Instituto Federal da Paraíba, também, como um convite para que o IFPB, que tem essa capilaridade, possa contribuir para que essa metodologia e esse processo de mobilização possam ser interiorizados, de forma que o povo se sinta participante da elaboração das políticas públicas para os próximos anos”, afirma.

De acordo com Valmor Schiochet, o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, determinou a reconstrução da política de participação social, no Governo Federal. Desta forma, está sendo implementada uma metodologia participativa na elaboração do PPA. Esta mesma metodologia já foi utilizada em gestões anteriores do presidente Lula. Valmor Schiochet destaca ainda que o PPA é composto por três camadas de participação, que englobam: participação dos Conselhos; participação por meio de plenárias; e as participações por meio de uma plataforma digital. A utilização dessa logística pretende facilitar o envio das propostas debatidas pela comunidade ao Governo Federal.

A reitora, Mary Roberta, ressaltou que o IFPB, com sua capilaridade, poderá possibilitar a participação de pessoas residentes nos lugares mais distantes da Paraíba, ampliando a participação social PPA. “É muito importante para nós, poder participar e levar as pessoas a se engajarem no Planejamento Plurianual, para que possamos atender as necessidades reais da população. Estamos dispostos a ir in loco, fazer com que as pessoas conheçam e participem dessa construção. Fica aqui o meu reconhecimento ao presidente Lula, que realmente, vem trazer a possibilidade de escuta da população para a aplicação dos recursos”, finaliza.

Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB