Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > IFPB conquista o segundo lugar mundial na Huawei ICT Competition

IFPB conquista o segundo lugar mundial na Huawei ICT Competition

Instituto Federal foi destaque na trilha Cloud Computing. Anúncio foi na China
por Heranir Oliveira publicado: 30/05/2023 07h45 última modificação: 30/05/2023 08h01

O Instituto Federal da Paraíba se consolida mais uma vez entre os melhores do mundo no setor de inovação e tecnologia. Neste fim de semana um grupo de estudantes do IFPB conquistou o segundo lugar mundial na categoria Cloud na Huawei ICT Competition. O anúncio da premiação aconteceu na cidade de Shenzhen, na China.

A equipe do IFPB foi composta pelos estudantes Maria Cecília, Rafael Felipe e Lucas Medeiros, que cursam o bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, sob a coordenação do professor Michel Coura Dias, coordenador de Infraestrutura e Recursos Institucionais do Polo de Inovação.

Ficamos entre os melhores entre os 120 mil competidores, essa experiência permitiu a gente fazer diversas conexões ao redor do mundo e conhecer várias culturas. Agradecemos ao IFPB pelo total apoio na competição” disse Rafael.

O professor Michel Coura definiu a superação como uma palavra-chave para a equipe: "Eu vejo este prêmio que a gente conseguiu como mais uma prova que o IFPB tem excelentes talentos que só precisam de incentivos para serem aprimorados. A ICT Competition é uma excelente oportunidade para os estudantes evoluírem em talentos muito importantes hoje no mundo das tecnologias da informação e comunicação e evoluírem também em grandes habilidades sociais, como trabalho em equipe, liderança, capacidade de autoaprendizado e superação".

A reitora Mary Roberta parabenizou a equipe pelo excelente desempenho. “É um orgulho imenso para o nosso país esse resultado. É impressionante a participação e a premiação conquistada por nosso Instituto Federal da Paraíba. Parabéns ao professor Michel e aos três estudantes”. Equipe segundo lugar ICT Competion 2.jpg

Maria Cecília, Rafael e Lucas também são membros do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa e desenvolvem projetos de inovação no Laboratório Assert, credenciado ao Polo de Inovação.

Não é a primeira vez que o Instituto Federal da Paraíba se destaca na Huawei ICT Competition. A instituição acumula os títulos de bicampeão mundial na trilha Cloud Computing da Huawei ICT Competition 2019-2020/2021-2022 e tricampeão da América Latina na trilha Cloud Computing da Huawei ICT Competition 2019-2020/2021-2022/2022-2023.

Criada em 2015, a competição é destinada a estudantes de instituições de ensino que fazem parte do Huawei ICT Academy, cujo objetivo é estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).