Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > IF Mais Empreendedor: IFPB aprova nove propostas e é destaque na Rede

IF Mais Empreendedor: IFPB aprova nove propostas e é destaque na Rede

Areia; Campina Grande; Guarabira; Pedras de Fogo; Picuí; João Pessoa e Cajazeiras são os campi participantes
por Ana Carolina Abiahy publicado: 05/05/2023 14h51 última modificação: 05/05/2023 14h51

O Instituto Federal da Paraíba foi destaque na seleção do programa IF Mais Empreendedor que pretende executar projetos de extensão tecnológica para atender Micro e Pequenos Empreendedores, Empreendedores Individuais e Produtores Rurais com comprovante de sua formalização e articulação junto aos arranjos produtivos locais. O IFPB aprovou nove propostas em sua totalidade, em dois editais de seleções nacionais organizadas pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema).

Os campi do IFPB que tiveram propostas aprovadas foram Areia; Campina Grande; Guarabira; Pedras de Fogo;  Picuí; João Pessoa e Cajazeiras. Na capital e no campus Cajazeiras, são dois projetos aprovados em cada, enquanto nos demais campi a aprovação foi de uma proposta.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) é quem está organizando a participação do IFPB na chamada nacional que inclui as instituições da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica e também as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades. Cada proposta aprovada tem o compromisso de envolver estudantes em sua execução. O tempo de duração das atividades é de cerca de sete meses.

Segundo o edital, cada proposta aprovada deve receber R$21.050,00 para sua realização, incluindo as bolsas para os servidores coordenadores e os discentes selecionados. O principal objetivo do programa é remodelar negócios que foram atingidos pela pandemia da Covid-19.

Josi Proexc IFPB.jpeg Todas as propostas do IFPB que foram aprovadas na seleção nacional passaram antes por uma chamada interna organizada pela Proexc e a Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação. Segundo a Diretora de Extensão Tecnológica da Proexc, Maria José Batista Melo (Josi), os primeiros sete projetos aprovados já iniciaram as atividades e outros dois devem começar neste mês de maio. Ela ressaltou que o IFPB foi o segundo instituto federal com mais propostas aprovadas.

Do Campus Areia, há um projeto voltado para os garçons, sob responsabilidade da diretora Maria Cláudia Rodrigues Brandão; de Guarabira há o projeto “Gestão e negócios: fortalecendo os pequenos empreendimentos”, coordenado por Renata Braga Berenguer de Vasconcelos. De Campina, há os projetos “Remodelagem do sistema de produção para MPES do Setor de Pré-Moldados de concreto da cidade de Campina Grande através das ferramentas do Lean Manufacturing”, sob coordenação de Eduardo da Cruz Teixeira, e Laboratório Social de Negócios: impacto social, criatividade e sustentabilidade para empreendedores protagonistas”, de Noemia Carneiro de Araujo Resende.

De João Pessoa, há os projetos “Foco no MEI: Apoiar, Sobreviver e Crescer”, coordenado por Luzivalda Guedes Damascena e “Resilire: empreendedorismo em superaAÇÂO”, com coordenação de Andreia Cavalcanti de Oliveira. De Picuí, foi aprovado o projeto “Picuí+Empreendedor”, coordenado por Alberto Gustavo Paashaus Junior; de Monteiro, há o projeto “Compras Governamentais: guia prático digital para orientação a fornecedores locais”, da coordenadora Safira Mabel Bezerra Farias. De Pedras de Fogo está prevista uma capacitação em processos e produtos sustentáveis para microempreendedores no universo da moda, coordenada por Itailza Gomes da Rocha.

De Cajazeiras, foi aprovado o projeto coordenado por Antonio Gonçalves de Farias Junior “Sertão saudável: Comida boa, negócio forte” e o de Alberto Grangeiro de Albuquerque Neto, “Empreenda Maker”.