Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > Reitoria Itinerante cumpriu agenda com sucesso no sertão do estado

Reitoria Itinerante cumpriu agenda com sucesso no sertão do estado

Programa dialogou com a comunidade acadêmica de Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha
por Heranir Oliveira publicado: 03/05/2023 08h00 última modificação: 04/05/2023 10h20

Três dias com intensa participação de estudantes, professores e servidores. Assim foi a segunda jornada da Reitoria Itinerante que percorreu na semana passada o sertão do estado. A equipe comandada pela reitora Mary Roberta esteve nos Campi Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.

Os trabalhos tiveram início no dia 25/04 na unidade de Cajazeiras com uma apresentação do grupo de violinistas de Monte Horebe. A comunidade acadêmica expressou suas demandas e ouviu explicações da equipe gestora do IFPB integrada pelo Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Sousa, Diretora de Pesquisa, Deyse Morgana (representando a Pró-Reitora da PRPIPG, Silvana Costa), Diretor de Gestão de Pessoas, Daniel Oliveira e o Diretor-Geral do Campus Abinadabe Andrade. Equipe da Reiti Cajazeiras=====.jpg

A Reitoria Itinerante é importante para estreitar o relacionamento da gestão com a comunidade, promover a transparência, a participação e o engajamento dos estudantes em busca de solucionar os desafios em conjunto” disse o estudante José Ivônio, representante da turma do 3º ano do Curso Integrado em Eletromecânica de Cajazeiras.

No Campus Sousa o Diretor-Geral, Francisco Nogueira, recebeu a equipe da Reitoria no dia 26/04 com descontração: O estudante Pedro Alves declamou poesias de autoria dele, mostrando a riqueza da cultura nordestina e o estudante Caio Henrique cantou músicas populares.

Equipe da Reiti bloco agroindustrial- Sousa==============.jpgO primeiro encontro com os estudantes foi no distrito de São Gonçalo, no bloco de Agroecologia. A reunião com servidores e docentes aconteceu na sede do Campus Sousa, onde foram debatidos pontos elencados com antecedência para a melhoria das condições na unidade. A Reiti também fez uma visita as instalações do Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo.

Para o Técnico-administrativo, Francisco de Assis Braga, o encontro foi bastante gratificante. “Ver a representação da reitora Mary aqui no Campus Sousa nos deixa satisfeitos, porque mostra de certa forma a integração, e reforça os laços de que nossos anseios sejam ouvidos” disse.

O último ponto da viagem foi na quinta-feira (27/04) em Catolé do Rocha. A equipe gestora foi recepcionada pelo Diretor-Geral, Francisco João de Deus de Carvalho, que organizou uma apresentação cultural do Grupo Lapela que mostrou o espetáculo “Rebrotando Margaridas” em memória os 40 anos da morte da líder sindical Margarida Maria Alves. A comunidade acadêmica participou ativamente. Equipe da Reiti Catolé 2==========================.jpg

Para a Pedagoga Cléa Cavalcanti, a Reitoria Itinerante permitiu que os servidores de Catolé do Rocha pudessem falar de forma livre. “Foi uma conversa informal e produtiva.” disse.

A reitora também inspecionou o andamento da construção do ginásio poliesportivo do Campus Catolé do Rocha cujas obras seguem em ritmo acelerado. Mary Roberta ainda manteve encontro com o prefeito do município, Lauro Adolfo Maia Serafim. A gestora do IFPB pediu apoio da prefeitura para melhorar a infraestrutura das ruas que dão acesso ao Campus.

A reitora Mary Roberta lembrou que a Reiti marca o encontro da gestão com os campi, e que com essa ferramenta a comunidade acadêmica pode acompanhar de perto o trabalho dos gestores contribuindo com a transparência.