Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > Revista Principia já recebeu mais de mil citações no Google Acadêmico

Revista Principia já recebeu mais de mil citações no Google Acadêmico

por publicado: 14/04/2023 15h21 última modificação: 14/04/2023 23h23

A Principia já soma mais de mil citações no Google Acadêmico, plataforma também conhecida como Google Scholar e que permite publicações de trabalhos científicos.

O fato repercutiu na comunidade interna e chamou a atenção de observadores externos. A pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação, professora Silvana Costa, disse que recebeu a notícia com muita serenidade, pois tanto a quantidade quanto a qualidade da produção científica dos professores e dos estudantes do IFPB têm sido muito relevantes para o crescimento institucional.

Tais parâmetros foram alcançados graças ao trabalho competente e ágil dos autores e da equipe editorial. Para o diretor-executivo da Editora IFPB e editor do periódico, professor doutor Ademar Gonçalves da Costa Júnior, esses indicadores revelam o quanto a comunidade acadêmica da instituição vem imergindo no mundo da ciência.
“O que nos leva a crer que tal avanço faça parte do amadurecimento institucional em seu próprio contexto social, ético e político, exprimindo a forma como a comunidade acadêmica vem ampliando suas redes de relacionamentos com o mundo da ciência”, afirmou o gestor Ademar.

Os professores Danilo Régis (ex-gestor da Editora IFPB) e Nelma Mirian (ex-gestora da PRPIPG) reforçam esse reconhecimento alcançado pela comunidade acadêmica do IFPB nos últimos anos. Para Danilo, o que se evidencia, não são apenas os números, mas os traços de uma cultura em que se busca constante crescimento e melhoria na produtividade acadêmica com forte tendência de prosperar nos próximos anos.

Nesse mesmo rumo aponta a professora Nelma: “Pois ex-alunos e ex-pesquisadores já deram importante parcela de colaboração. Outras frentes mais recentes, estão colaborando com a expansão e a consolidação da pesquisa científica no âmbito da instituição”, contextualiza a professora Nelma, fazendo referência à consistência dos conteúdos culturais publicados na Principia, o mais antigo periódico da Instituição.

Os professores José Lucínio de Oliveira Freire e Jandeilson Alves de Arruda, ambos do Campus Picuí, fazem parte doIFPB Jandeilson Picui.jpeg ranking de pesquisadores nativos do IFPB que mais somaram para o recorde de citações desde o lançamento da plataforma do Google. Eles estão contentes com a notícia, dando conta da totalização de acessos no Google Scholar e compreendem o resultado como uma conquista do IFPB, pois mostra a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Instituição.

A nossa reportagem perguntou aos rankeados Lucínio e Jandeilson sobre a importância de terem seus nomes vinculados ao universo de busca por novos conhecimentos na era digital. Eles foram unânimes em afirmar que isso tem a ver com a nova era do conhecimento em que os pesquisadores são considerados formadores de opinião em suas respectivas áreas, fato que legitima a produção científica nos contextos acadêmicos.

Lucinio oliveira IFPB Picui.jpeg

“No IFPB e no Campus Picuí”, acrescenta Jandeilson, “tem sido valoroso o esforço de cada pesquisador e da instituição como um todo que vem incentivando e incrementando a pesquisa a partir dos seus editais”. Desafiados pelo desejo de contribuir com o desenvolvimento regional, os pesquisadores do Campus Picuí, comemoram seus feitos com muito equilíbrio e sensatez, ao refletirem sobre a autossuficiência na produção acadêmica e a estratégia, como eles conciliam os seus trabalhos laboratoriais, sala de aula, redação de seus artigos, afazeres domésticos e lazer.

No geral, os pesquisadores do IFPB, em atuação nos campi, tem colaborado para o desenvolvimento regional e em Picuí não tem sido diferente. Lucínio e Jandeilson são bons exemplos de obstinação pelo desenvolvimento regional e superação de algumas dificuldades locais. Egressos que saem do campus motivados para a carreira acadêmica e a firme atuação dos atuais alunos integrados com os professores, contribuem para esse universo de dividendos que são exemplos contundentes do trabalho naquela unidade do Instituto Federal da Paraíba, localizada na Mesorregião Geográfica da Borborema.

“Aproveitamos o momento para parabenizar os professores Lucínio e Jandeílson, docentes mais citados no Google Acadêmico. Esse marco agrega a nossa marca, elevando a produção, a reputação e a visibilidade científica e tecnológica desta unidade do IFPB”, destaca o diretor geral do Campus Picuí, professor Hermano Cavalcanti, ao complementar que a direção tem sido honrada com boas notícias sobre o alcance do Curso de Agroecologia.

professora IFF.jpegA editora associada da Revista Principia e professora doutora do Instituto Fedral Fluminense Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto ressalta que o Instituto Federal da Paraíba vem se notabilizando no campo científico e tecnológico. Ela atribuiu a totalização dos acessos em tela à Principia. Enalteceu o quesito qualidade dos trabalhos que estão intimamente relacionados à dedicação dos autores, revisores, editores e, principalmente, da direção executiva da Revista, conduzida pelo professor Ademar. “Então toda a seriedade e competência desses envolvidos foram de suma importância para que essa meta e esses indicativos de acesso ao Google Acadêmico pudessem acontecer de fato”, concluiu.

Filipe Donner - da comunicação da Editora IFPB