Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > Lançamento do Programa Empodera IFPB é protagonizado por mulheres

Noticia

Lançamento do Programa Empodera IFPB é protagonizado por mulheres

A cerimônia aconteceu nessa sexta-feira (31), com a realização de uma mesa de diálogo
por publicado: 03/04/2023 22h58 última modificação: 05/04/2023 14h38

Em um evento pensado, organizado e protagonizado por mulheres, a Pró-reitoria de Extensão (PROEXC) do IFPB lançou o Programa Empodera. A solenidade de lançamento aconteceu no Auditório da PROEXC, nesta sexta-feira, 31 de março, último dia do mês dedicado às mulheres. A ação foi realizada em conjunto com a publicação do primeiro edital destinado à capacitação e ao empoderamento feminino,  a fim de promover o acesso feminino a posições de destaque no mercado de trabalho. O evento começou com a apresentação cultural da cordelista Juliana Soares, que encantou ao público presente, declamando poemas alinhados com a temática do empoderamento feminino.

Para discutir a atuação das mulheres nos espaços de decisão, foi formada uma mesa de diálogo composta por mulheres que inspiram outras mulheres. A mesa de diálogo foi mediada pela diretora de Extensão Popular e Rural (DEXPR) Keitiana de Souza Silva e teve como debatedoras, a reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho; a desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Agamenilde Arruda Dias Dantas; a diretora-geral do Campus Cabedelo, Turla Angela Alquete; a diretora-geral do Campus Campina Grande, Ana Cristina Dantas; e a pesquisadora sobre os direitos das mulheres e professora do Campus Cabedelo Centro, Monique Ximenes.

Mesa de Diálogo

A composição da mesa de diálogo, foi precedida pela fala do pró-reitor de Extensão, Nicácio Lopes. Ele saudou aos presentes, e falou sobre a importância do Programa Empodera IFPB, concebido pela diretora de Extensão Popular e Rural, Keitiane Souza da Silva. “Este Programa tem que ser fortalecido, exatamente para que ele tenha a representação do que significa uma ação inclusiva para as mulheres”, declarou.

A desembargadora Agamenilde Arruda Dias Dantas falou da importância de as mulheres conquistarem espaços queAuditório Empodera IFPB ainda são predominantemente ocupados por homens. De acordo com a magistrada, com o ingresso de mulheres na carreira de juíza, diversas ações em benefício das mulheres foram implantadas, a exemplo da política de enfrentamento à violência doméstica, que acreditava-se, não haver demanda na Paraíba. “É o momento de um enfrentamento coletivo. No judiciário, nós estamos construindo o caminho”, disse a desembargadora.

A mesa de diálogo prosseguiu de forma descontraída. A reitora Mary Roberta lembrou que até pouco tempo, a maioria das mulheres abandonavam suas carreiras para dedicar-se exclusivamente aos cuidados com a casa e com os filhos. Isso acontecia, não por opção, mas por imposição dos empregadores. Filha de uma professora, Mary Roberta teve em casa, o exemplo de uma mulher forte que entendeu a importância do estudo para os filhos. “Na minha vivência, eu não entendia a distinção de lugar de homem e lugar de mulher, porque eu vim de uma família de mulheres fortes”, comentou a reitora.

A pesquisadora sobre os direitos das mulheres, Monique Dantas, observou que as mulheres que estavam integrando a mesa, são mulheres vencedoras que derrubaram barreiras e tornaram-se vencedoras. Para ela, embora as mulheres estejam, frequentemente, ocupando os primeiros lugares nos concursos, ainda são tratadas como alguém que “não entende”. Ela defendeu uma caminhada compartilhada entre homens e mulheres. “Não estamos aqui para combater os homens e sim caminhar juntos”, disse Monique.

Após finalizada as discussões realizadas durante a mesa de diálogo, a autora do Empodera IFPB, Keitiana Souza, leu a portaria de criação do Programa, assinada pelo pró-reitor de Extensão, Nicácio Lopes, e simbolicamente referendada pela reitora do IFPB, Mary Roberta. O Programa pretende desenvolver diversas ações, que serão realizadas por meio de parcerias entre as pró-reitorias, com vistas a construir políticas institucionais em defesa da igualdade entre os gêneros. O programa se articula por meio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a Extensão.

IMG_2876.JPGMoniqueTurla
Cordelista Juliana Soares

Ana Cristina

Keitiane Souza e Mary Roberta

Desembargadora Agamenilde Arruda  e reitora Mary Roberta

 Empodera IFPB


Texto: Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Fotos: Junior Pereira e Jerusa Farias

registrado em: