Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > IFPB participa de seleção da Organização Latino-Americana de Energia

Noticia

IFPB participa de seleção da Organização Latino-Americana de Energia

Projeto tem parceria com os Ministérios da Educação e de Minas e Energia
por Ana Carolina Abiahy publicado: 25/04/2023 12h36 última modificação: 25/04/2023 12h36

O Instituto Federal da Paraíba participou de uma seleção da Organização Latino-Americana de Energia (Olade) em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e de Minas e Energia (MME). O IFPB ficou em terceiro lugar entre as 28 instituições federais de ensino participantes. Trata-se do projeto Etrela - Melhorando, Aumentando e Facilitando o Acesso à Energia Renovável Educação e Treinamento na América Latina - que prevê a instalação de um Centro de Demonstração de Energias Renováveis e a oferta de cursos nesta área.

A iniciativa está inserida no Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (Programa EnergIFE), gerido pela Setec-MEC, e atende solicitação da Secretaria de Planejamento e Transição Energética do MME. Acesse aqui o resultado final que contemplou duas instituições de São Paulo. 

A proposta do IFPB foi enviada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) que tem a frente o professor Nicácio Lopes e organizada juntamente aos coordenadores Rhenan Varela e Alexsandro Ribeiro de Melo e o diretor Erivan Jr. O projeto do IFPB levou em conta a experiência acumulada em cursos técnicos da área de Energia Renovável, bem como a oferta da qualificação profissional por meio do programa Qualifica Mais EnergIF em vários campi. 

A reitora Mary Roberta comemorou o bom índice conquistado pelo IFPB na seleção nacional. “O IFPB foi o primeiro da região Nordeste e o segundo dos Institutos Federais, o que mostra a robustez dos nossos indicadores, o êxito que a Proexc e os campi alcançaram. A seleção mostra a relevância do IFPB na área de energia”, frisou.

Para o pró-reitor Nicácio, a chamada pública consiste em uma importante ação de internacionalização. "Fizemos a mobilização, compilação de dados. Estamos na vanguarda nesta área temática, para sermos um propagador das ações de eficiência energética. Recebemos esta indicação como a certeza que o IFPB está entre os primeiros na área de políticas de energia renovável", destacou.

A expectativa de Nicácio é que o IFPB ainda possa ser inserido entre as propostas contempladas. Afinal, as duas propostas vencedoras são do mesmo estado, São Paulo. "Torcemos para que a Setec considere a regionalização para que o IFPB possa ser contemplado. Afinal teremos o maior parque de energia eólica da região, a ser instalado em Santa Luzia", completou o professor Nicácio. 

registrado em: