Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > IFPB participa do Simpósio Paraibano sobre Hidrogênio Renovável

IFPB participa do Simpósio Paraibano sobre Hidrogênio Renovável

Evento na UFPB termina nesta sexta, é gratuito, e reúne diversas entidades
por publicado: 27/04/2023 16h47 última modificação: 27/04/2023 16h56

Com o intuito de debater questões relacionadas a mercado, economia e regulação do uso do hidrogênio como fonte de energia alternativa, está sendo realizado, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o 1º Simpósio Paraibano de Hidrogênio Renovável. Com inscrição gratuita, o evento é promovido pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba, o governo do estado e a Fapesq, entre outros.

O evento iniciou na manhã desta quinta-feira (27), no auditório da Reitoria da UFPB e contou com a presença do diretor do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo, na mesa de abertura. Prestigiada pela comunidade acadêmica da UFPB e de outras instituições, a abertura contou com a presença de pesquisadores e representantes de órgãos públicos e do setor energético.

Em sua fala, o professor Erick frisou o momento ímpar do evento de dialogar sobre os potenciais do hidrogênio verde como energia limpa.É o elemento mais abundante no mundo, combinado com outros, e podemos ter a sua extração a partir do etanol, está sendo estudado a extração a partir da soja bem como do nosso agave. Temos uma imensa capacidade de pesquisadores no Nordeste que podem avançar na produção desta energia limpa. Na Paraíba, podemos trabalhar da zona da mata até a caatinga”, comentou o diretor.

Erick adiantou que as instituições como o Polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Produção Industrial (Embrapii) no IFPB estão abertas para trabalhar parcerias na área. Ele citou a Alemanha como um dos países mais propensos a dialogar para achar soluções na área de energia e a aeronáutica como um dos campos de se inovar para o combustível limpo. IFPB UFPB HIDROGENIO VERDE - Copia.jpg

A vice-reitora da UFPB Liana Filgueira ressaltou o tema relevante para a sustentabilidade do planeta, em um cenário preocupante de mudanças climáticas. “É um salto que o mundo está dando quando começa a olhar para alternativas para conservar o meio ambiente e o hidrogênio como um combustível alternativo é muito importante”, enfatizou a professora.

O secretário executivo de Energia da Paraíba, Robson Barbosa, destacou a iniciativa pioneira para tentar reverter o quadro em que o setor de energia é responsável por 75% da emissão de carbono. Segundo ele, o hidrogênio verde talvez seja o único combustível com a versatilidade necessária para fazer essa transição energética, por ser capaz de descarbonizar (minimizar a emissão de gás carbônico) o setor energético.

Representando o Governador no simpósio, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense, afirmou que o estado é um terreno fértil para o desenvolvimento dessas energias limpas – a exemplo das energias eólica e solar –, fundamentais para o desenvolvimento econômico , e apontou o uso do hidrogênio verde como “uma excelente ferramenta” para alcançar esse objetivo. “É uma forma que temos de futuramente exportar energia e para que isso aconteça, é fundamental essa parceria com as universidades”, ressaltou a secretária.

simposio hidrogenio.jpeg Para o diretor do CEAR/UFPB, professor Euler Macedo, um evento desta natureza beneficia a comunidade acadêmica e a sociedade, na medida em que a discussão sobre o uso de hidrogênio verdade tem se configurado como uma demanda mundial. “Conflitos como a Guerra da Ucrânia fizeram com que países da Europa demandassem cada vez mais energia e uma das fontes de energia que se mostra muito viável e promissora é o hidrogênio verde”, explicou o docente.

À tarde, o professor Erick Melo participa da mesa redonda sobre “Como estreitar relação entre Universidade e Empresas” ao lado do coordenador do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC/IQ-UNESP), Rodrigo Fernando.

Com entrada gratuita, o I Simpósio Paraibano de Hidrogênio Renovável segue até esta sexta-feira (28) à tarde, no auditório da reitoria da UFPB. O evento também está sendo transmitido pelo YouTube no canal do CEAR/UFPB. . https://www.youtube.com/@cearufpb1302  Confira a programação aqui.

Edição: Ana Carolina Abiahy (jornalista do IFPB) com reportagem de Milena Dantas (jornalista da UFPB)