Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > IFPB é um dos apoiadores e participante de evento sobre Hidrogênio Renovável

Noticia

IFPB é um dos apoiadores e participante de evento sobre Hidrogênio Renovável

Simpósio inicia na quinta-feira, na UFPB, e está com inscrições abertas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 24/04/2023 10h11 última modificação: 24/04/2023 13h52

O “I Simpósio de Hidrogênio Renovável: Mercado, Economia e Regulação” será realizado na capital paraibana nos dias 27 e 28 de abril. O evento acontece no Auditório da UFPB e conta com o apoio e participação do IFPB por meio do Parque Científico e Tecnológico Sinergia, Polo de Inovação e Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA).

Os temas principais a serem discutidos serão Energia Renovável, Hidrogênio, Biomassa, Biocombustíveis, Direito da Energia, Mercado de trabalho, Economia e Desenvolvimento Regional. O principal organizador é o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB), mas o Simpósio tem como parceiros o Governo da Paraíba, a Fapesq-PB e outras entidades. O público-alvo é abrangente e pretende englobar desde estudantes e pesquisadores, órgãos públicos ligados ao setor energético e ambiental, até a iniciativa privada.

As inscrições online estão abertas neste link da UFPB. 

Acesse a Programação neste link.

O coordenador do LINSCA, professor Ademar Goncalves da Costa Junior, ressalta a importância de se discutir sobre as profundas mudanças no setor elétrico brasileiro e trazer a temática ainda quase desconhecida do hidrogênio verde. Segundo ele, o evento vai promover o diálogo acerca do hidrogênio como política de estado e deve reunir importantes atores de diversos estados nordestinos. 

Mas, o que é Hidrogênio Verde? Ele é produzido com eletricidade de fontes de energia limpas e renováveis, como a hidrelétrica, eólica, solar e outras provenientes de biomassa, biogás etc. É o carbono zero: obtido sem emissão de CO2, o gás carbônico poluente e principal responsável pelo aquecimento global. 

O hidrogênio renovável se insere nas necessidades do mundo contemporâneo na busca por energia limpa, com vistas à redução das mudanças climáticas e dos danos ambientais. Desde o ano passado, o Governo da Paraíba instituiu a Política Pública de Hidrogênio Verde, assumindo o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e colaborar com a ampliação da matriz energética.