Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > Ecossistema de Inovação do IFPB apresenta potencial para parcerias público-privadas

Potencialidades do IFPB foram ressaltadas durante reunião com a CINEP.
por Patrícia Nogueira publicado: 03/05/2023 11h14 última modificação: 03/05/2023 20h30

O Instituto Federal da Paraíba vem contribuindo com o desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Extensão Tecnológica no Estado e oferece potencial para o desenvolvimento de novas parcerias público-privadas. As principais ações desenvolvidas nesse sentido foram apresentadas durante reunião com a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB nesta terça-feira (02).

Há ações voltadas a indústria regional e nacional que busca inovação e competitividade, estabelecendo parcerias com os setores público e privado, nacional e internacional. O Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo destacou que por meio da Embrapii, o IFPB tem a possibilidade de aportar recursos não reembolsáveis em projetos, para áreas específicas, com parceria com o SEBRAE para fomento das Pequenas e Microempresas, startups e indústrias. Na oportunidade foram apresentados os projetos já realizados em diversas áreas.

Um exemplo de um projeto com potencial é o Observatório Energético Municipal, de hidrogênio verde e recursos renováveis. Na última semana, durante o 1º Simpósio Paraibano de Hidrogênio Renovável, o IFPB mostrou a capacidade de pesquisadores no Nordeste avançarem na produção desta energia limpa. “Estes combustíveis novos despontam como estratégico para o país, e a Paraíba não pode deixar de participar deste momento de impulsionar a demanda deste vetor energético”, disse o pesquisador e professor Ademar Gonçalves da Costa Junior.

O IFPB também vem oferecendo oportunidades de capacitação 4.0, formando profissionais do futuro. Cerca de 300 estudantes já foram capacitados nas áreas de Microeletrônica (80 estudantes); Com empresas (+200 estudantes); Soluções de Ensaios para Antenas (8 estudantes); Redes Ópticas Fiber-to-Home (8 estudantes); Desenvolvimento de Software para Radiologia (8 estudantes). Além da parte técnica por meio do aprendizado “Learning by doing” (Hardskills), também há a preocupação com a parte sócioemocional, com capacitações na área habilidades comportamentais e interpessoais de softskills. O pesquisador e professor Michel Coura, responsável pela coordenação de infraestrutura do Polo de Inovação lembrou também da participação do IFPB em competições tecnológicas: “Somos Bicampeão Mundial – Trilha Cloud Computing -Huawei ICT Competition; Tricampeão Nacional – Trilha Cloud Computing -Huawei ICT Competition; Tricampeão Latinoamericano – Trilha Cloud Computing -Huawei ICT Competition. Esses dados e resultados podem ser executados em todo estado.”

A Reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, pontuou a necessidade de que as instituições da Paraíba conheçam o que o IFPB está desenvolvendo. “Infelizmente temos um cenário em que 45% de nossas parcerias é com o Estado de São Paulo, 20% com o Rio de Janeiro, 16% com Minas Gerais, apenas 3% está sendo desenvolvido aqui no nosso estado. É importante mudar este cenário, são recursos que vem para cá, mas retornam para Sul e Sudeste por falta de iniciativas das indústrias locais", disse Mary.

O Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP, Rômulo Polari Júnior, disse que “é necessário que as indústrias, a Federação das Indústria da Paraíba FIEP, a Federação do Comércio possam conhecer o que o Instituto Federal da Paraíba está realizando, através do IFPB Polo de Inovação, da Unidade Embrapii do IFPB”.

Após as apresentações, os participantes conheceram as instalações do Parque Sinergia do IFPB, onde estão localizados a Unidade Embrapii IFPB, Polo de Inovação, Centro de Inovação e o laboratório Assert.

A CINEP é vinculada à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e tem a finalidade de promover o desenvolvimento industrial do Estado. Possui uma equipe técnica qualificada e para receber, orientar e assessorar quem quer investir na Paraíba, atuando como facilitadora na implantação de empresas.

O encontro contou também com a participação da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Silvana Cunha, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal da Paraíba, André Fellipe, coordenador de Gestão de Projetos, e a pesquisadora e professora Alexsandra Cristina Chaves, Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal da Paraíba Campus Santa Luzia.

*Edição: Patrícia Nogueira com informações do Parque Sinergia