Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > Divulgada programação do 3º Festival Gastronômico Sabores da Serra

Noticia

Divulgada programação do 3º Festival Gastronômico Sabores da Serra

Evento acontecerá em Guarabira de 4 a 7 de maio com várias atividades
por Heranir Oliveira publicado: 11/04/2023 14h18 última modificação: 11/04/2023 14h40

A cidade de Guarabira, conhecida como a Rainha do Brejo, vai incluir esse ano no calendário de eventos um festival que promete atrair muita gente interessada na boa gastronomia. É o 3º Festival Gastronômico Sabores da Serra promovido pelo Campus Areia do Instituto Federal da Paraíba.

O festival que surgiu inicialmente na cidade de Areia em 2020, no ano seguinte deixou de ser realizado por causa das restrições impostas pela Covid-19 e retornou em 2022, terá um caráter itinerante a partir desse ano circulando por outras localidades do brejo segundo explicou a Diretora do Campus Areia do IFPB, Cláudia Brandão.

A programação oficial do evento divulgada pela comissão organizadora detalha quatro dias de atividades. A abertura no dia 4 de maio será com um jantar à noite oferecido aos patrocinadores e parceiros do evento. Do dia 5 a 7 de maio estão previstas oficinas gastronômicas no Campus Guarabira do IFPB, mesas redondas no Sebrae, e apresentações culturais e aulas show com chefes renomados no Shopping Cidade Luz. Haverá ainda uma feira gastronômica que terá uma superestrutura, com uma praça de alimentação com 10 restaurantes, 30 balcões para pequenos negócios e stands para expositores, além de dois palcos reservados para as aulas show e atrações artístico culturais.

Confira nesse link a programação oficial.

O Festival Gastronômico esse ano tem como tema: Cozinha Afetiva, numa alusão as delícias feitas por nossas mães e avós, quitutes muitas vezes passados de geração em geração. O evento também visa divulgar os empreendimentos do ramo da alimentação do brejo paraibano, valorizando a gastronomia da região e a cultura local.

Vários chefs renomados do país já confirmaram presença, além de professores e pesquisadores da área da gastronomia. Entre os profissionais convidados da área de culinária estão: Eliane Régis, integrante do Slow Food e ganhadora do prêmio Dólmã 2022, conhecido como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, Thiago das Chagas, integrante do Mestre do Sabor e Rodrigo Martins, produtor do Master Chef Brasil.Foto mãos de chefs.jpeg

A expectativa nessa terceira edição é que o Festival Gastronômico Sabores da Serra atraia um público em torno de 6 mil pessoas, dando novo impulso a economia e ao turismo de Guarabira. Nossa cidade tem forte tradição no turismo religioso além de contar com museus, casarões e outros equipamentos. Esse festival organizado pelo IFPB em parceria com a prefeitura de Guarabira vem somar ao pensamento que a gestão já tem de fomentar cada vez mais a cultura e o turismo local” disse o Ouvidor Geral do Município, Douglas Nóbrega.

O Festival conta com outras parcerias como o Campus Guarabira do IFPB, Sebrae, Fórum de Turismo do Brejo e apoio de empresas da região. 

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM