Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > REITI conclui visitas com avaliação positiva da comunidade

REITI conclui visitas com avaliação positiva da comunidade

Reitoria itinerante visitou os campi de Princesa Isabel , Monteiro e Itaporanga. Programa fomenta a participação ampla e democrática da comunidade estudantil
por publicado: 31/03/2023 10h12 última modificação: 03/04/2023 09h03

O Programa Reitoria Itinerante (REITI) concluiu nesta quinta-feira, 30, a jornada de três dias de visitas aos campi de Monteiro, Princesa Isabel e Itaporanga. O retorno de forma presencial foi marcado de muitos significados e reencontros. A equipe gestora do IFPB percorreu mais de mil km para dialogar com docentes, técnico-administrativos e discentes dos respectivos campi de forma democrática e amplamente participativa. Nesta retomada da REITI, a caravana foi composta pela Reitora Mary Roberta junto com o Pró-Reitor de Ensino Neilor César, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Rivânia Sousa, do Assessor Adriano Melo, da Diretora de Comunicação, Mayara Fonseca, do Secretário da REITI, Edmundo Neto e da jornalista Patricia Carvalho.

Para Mary Roberta, o poder de transformação que a educação proporciona ao ser humano é algo fascinante e que não há distância quando o compromisso com a qualidade da educação está em jogo. “Retomamos para ampliar a participação. Sempre tenho orgulho e satisfação da participação de todos. A gente segue engradecendo o IFPB através da fala de nossos colegas e da comunidade estudantil", analisa a Reitora.

A avaliação dos gestores e estudantes sobre a reitoria itinerante tem sido positiva em todos os aspectos, já que o programa abre espaço para o fomento de muitas ações e melhorias no âmbito local. As respostas dos problemas algumas vezes são solucionadas no exato momento do encontro. “Este é um momento que a direção local e a reitoria buscam as melhores alternativas para fazer nossa instituição continuar crescendo”, pontua o Diretor-Geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias.

A estudante Ana Sofia considerou que a participação e inclusão dos alunos é muito positiva. "Tenho certeza que os pontos debatidos aqui serão colocados em prática e irão melhorar o IFPB ainda mais", disse a estudante do curso de edificações.

O que eles disseram sobre a REITI :

O Diretor-Geral do Campus Monteiro, Abimael Silva ressaltou que é um momento importante para que se possa encontrar junto a reitoria as soluçõess para as demandas do Campus. "As pessoas que estão aqui tem muita disposição para resolver nossos problemas. Que bom também contar com a nossa comunidade para trazer nossas discussões à tona. Temos algumas demandas mais urgentes e outras que vamos resolvendo ao longo do ano. E ainda queremos organizar instrumentos para discutir como direcionar as prioridades, por isso é importante a participação dos estudantes e servidores. Precisamos que vocês decidam juntos com a gente".

"Achei a Reitoria Itinerante de suma importância. Tivemos a chance de falar diretamente com Mary e ela conheceu nossas necessidades. Poder sentar de frente com ela e debater é muito bom". Maria Cecília do 2º ano de Edificações -Monteiro

A Diretora-Geral do Campus Princesa Isabel Jordânia de Lucena enfatizou que a construção das ações tem que ser coletiva: "Precisamos ouvir vocês e assim sentar e replanejar, atendendo as necessidades do nosso campus", disse. A diretora complementou que esse é um momento histórico e de grande valia. "O programa vai nos proporcionar a solução de questões junto à reitoria tornando nosso espaço cada dia melhor. Aqui é o início de um diálogo sobre o campus que nós queremos".

Temos muitas dificuldades e esse olhar diferenciado da reitoria para as demandas do campus vem a beneficiar os alunos atuais, bem como os que ainda vão entrar". Edson Leite cursa o 6º período de Ciências Biológicas do Campus Princesa Isabel .

* Ernani Baracho com colaboração de Patrícia Nogueira