Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Projeto Terapêutico será realizado nesta terça-feira (14) em formato virtual

Projeto Terapêutico será realizado nesta terça-feira (14) em formato virtual

Projeto visa a melhoria da saúde mental por meio acolhimento e a escuta dos estudantes
por Patrícia Nogueira publicado: 14/03/2023 09h00 última modificação: 14/03/2023 09h41

Será retomado nesta terça-feira (14) o projeto terapêutico voltado para a saúde mental dos estudantes do IFPB por meio de reuniões virtuais que visam o acolhimento e a escuta. O projeto é realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da UNIESP.

A reunião ocorrerá em formato virtual, às 18h. Para participar basta acessar o link.

A supervisora da Clínica Escola, professora Ana Sandra Fernandes, junto com os estudantes do 10º período do curso de psicologia da Uniesp realizarão as ações do projeto, que conta com momentos de escuta dos estudantes, além de oficinas, debates, rodas de conversa ou outros mecanismos online.

Para a Coordenadora de Atenção à Saúde do Estudante do IFPB, Ana Carolina Simões, a saúde mental tem sido uma preocupação crescente desde os tempos da pandemia: “O primordial desses encontros é o acolhimento, a escuta dos estudantes em uma articulação junto aos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) dos campi do IFPB”, enfatizou.

De acordo com Ana Carolina Simões, desde o ano de 2022 todos os campi estão sendo contemplados com o projeto terapêutico. Os estudantes interessados em participar devem entrar em contatos com o NAPS do seu campus, em cada unidade há um coordenador, responsável por fazer esse levantamento. O contato é realizado por e-mail, clique aqui para ter acesso.

Os psicólogos escolares do IFPB realizam um grande trabalho de perceber situações em que o estudante precisa de um acompanhamento clínico e mais contínuo. Por isso que os NAPS vêm realizando esse tipo de encaminhamento para a rede externa como os Centros de Atenção Psicossocial, policlínicas ou buscando parcerias com instituições externas, como a Unipê e a UNIESP, para dar um suporte aos que necessitam”, pontuou Carolina Simões.

A parceria com a Uniesp ocorre desde 2021. A idealização foi da PRAE do IFPB, por meio da psicóloga e Coordenadora de Atenção à Saúde do Estudante, Ana Carolina Simões.