Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Projeto do IFPB sobre Diabetes no Ambiente escolar é destaque nacional

Projeto do IFPB sobre Diabetes no Ambiente escolar é destaque nacional

Trabalho ficou entre os 15 projetos de referência no Fórum de Doenças Crônicas Não Transmissíveis
publicado: 03/04/2023 12h17 última modificação: 03/04/2023 12h19

Você sabia que a diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância? A doença classificada como Crônica Não Transmissível (DCNT) requer cuidados especiais como o controle da quantidade de glicose no sangue e bons hábitos alimentares. No ambiente escolar, a preocupação se torna ainda maior, tendo em vista que é nesse ambiente onde a criança passa boa parte do seu tempo, necessitando, assim, uma maior atenção por parte da equipe pedagógica. Levando em consideração estes aspectos o Projeto do IFPB “Diabetes no Ambiente Escolar”, de autoria do professor Vinicius Campos foi destaque em concurso promovido pelo Fórum de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

O Fórum elegeu 15 melhores projetos melhores projetos inovadores nas áreas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de uma ou mais DCNT no Brasil em 2023.  Com a classificação, o projeto poderá ser apresentado no 12º Encontro do Fórum DCNTs no mês de maio, podendo receber premiação de R$5 a R$15 mil reais para impulsionar o ganho de escala. O resultado foi divulgado neste fim de semana.

Estamos muito satisfeitos com o resultado do concurso. De todos os 15 selecionados, apenas 3 tratam sobre diabetes e apenas o nosso aborda a diabetes dentro do contexto escolar”, comentou o professor Vinicius Campos ao lembrar que o trabalho é um desdobramento de um projeto de extensão realizado no Campus Princesa Isabel. O projeto de extensão resultou na 1ª Conferência do IFPB sobre Diabetes nas Escolas (CONIDIES), realizado com recursos de edital de eventos do IFPB em 2022. “Esse foi o primeiro evento na Rede Federal que tratou sobre esse tema”, disse Vinicius.

Diabetes no Ambiente Escolar

Lidar com uma criança com diabetes requer uma série de cuidados e sobretudo conscientização por parte das instituições de educação. O projeto do IFPB propõe ações colaborativas para conscientização, prevenção e controle do diabetes nas escolas. Estratégias como identificação do estudante, a autoaceitação, o monitoramento da glicemia, os mitos sobre a diabetes, os sintomas de hipo e hiperglicemia e como lidar com eles são fundamentais para a inclusão e a qualidade de vida do aluno no ambiente escolar.

O estudante com diabetes possui especificidades que devem ser levadas em consideração por parte do professor, dos colegas e de toda a escola. Com essa conscientização, a escola se torna um ambiente mais harmonioso e saudável”, alertou Vinicius.

Por fim, o professor defende que haja uma maior divulgação sobre o assunto, capacitação para os profissionais e inclusão do estudante, proporcionando uma convivência segura na escola e oferecendo subsídios às equipes pedagógicas para lidarem com esta condição do aluno.