Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Proexc lança Programa Empodera IFPB

Proexc lança Programa Empodera IFPB

Mesa de Diálogos será sexta (31) às 16h
por publicado: 29/03/2023 16h32 última modificação: 31/03/2023 14h42

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do IFPB convida a comunidade, sobretudo as mulheres, para o lançamento do Programa Empodera IFPB, que será realizado no dia 31 de março, último dia do mês que homenageia às mulheres, às 16h00, no Auditório da PROEXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O evento será transmitido ao vivo pela TV IFPB.

O Programa Empodera é um projeto institucional do IFPB, que será lançado, inicialmente, a partir do Edital de Extensão IFPB Empodera, para a capacitação e o empoderamento feminino no mercado de trabalho. Mas, de forma ampliada, é um programa que envolverá diversas ações entre todas as pró-reitorias do IFPB, como projeto institucional da gestão 2022-2026, em prol de construir políticas institucionais de defesa da igualdade entre os gêneros e do protagonismo feminino nas práticas de gestão, economia, política e mercado de trabalho de forma geral.Mesa de Diálogo 1.jpeg

De acordo com a diretora de Extensão Popular e Rural Keitiana de Souza Silva “o programa também se propõe a combater a evasão escolar no IFPB, particularmente, entre as mulheres, que, em sua maioria, encontram dificuldades em continuar em seus cursos por causa da necessidade de cuidar de seus lares e seus filhos e buscam trabalhos diversos e com baixa qualificação profissional para se manterem ou contribuírem na manutenção de suas famílias. Em razão da sobrecarga de trabalho e da múltipla jornada, muitas mulheres encontram dificuldades em se capacitarem ou até mesmo aceitarem cargos de liderança política e de gestão no trabalho”, comenta.

Mesa de Diálogo 2.jpegAinda de acordo com Keitiana, este programa, que se articula a partir da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e visa contribuir nas discussões teóricas sobre o tema, que é de interesse e relevância social. Para tanto, o programa postula produzir conhecimentos científicos, em diálogo com parceiros sociais, sobre essa realidade socioeconômica, bem como desenvolver projetos, cursos, eventos, oficinas que modifiquem esse cenário e criar um rede de apoio solidário, baseada na sororidade, para construir uma pauta institucional empenhada em modificar a realidade de mulheres, que podem encontrar, no IFPB, um canal aberto de transformação política e social por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.

ProgramaçãoMesa de Diálogo 3.jpeg

A programação será composta por uma Mesa de diálogo sobre as mulheres nos espaços de decisão, que será mediada pela diretora de Extensão Popular e Rural (DEXPR) Keitiana de Souza Silva e como debatedoras, teremos a reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho; a desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Agamenilde Arruda Dias Dantas; a diretora-geral do Campus Cabedelo, Turla Angela Alquete, a diretora-geral do Campus Campina Grande, Ana Cristina Dantas; e a pesquisadora sobre os direitos das mulheres e professora do Campus Cabedelo Centro, Monique Ximenes.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB