Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > PRAE promove capacitação de Coordenadores dos NAPS

PRAE promove capacitação de Coordenadores dos NAPS

Objetivo é fortalecer o trabalho de assistência a saúde mental dos estudantes nos campi. Encontro acontece nesta sexta-feira (10)
por Heranir Oliveira publicado: 10/03/2023 11h33 última modificação: 13/03/2023 09h21

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis através da Coordenação de Atenção à Saúde do Estudante realiza nesta sexta-feira (10) uma capacitação dos Coordenadores dos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial do IFPB. O encontro acontece no auditório da PRAE e vai até o final da tarde com a participação de profissionais de vários campi.

Para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 e suas consequências no processo de ensino-aprendizagem o Consuper regulamentou em 2020 a criação do NAPS, mas diante do quadro atual foi preciso pensar num novo formato do Núcleo. “Com o fim das aulas online e o retorno das atividades presenciais no IFPB foi realizada uma pesquisa entre os estudantes que constatou a necessidade de uma maior atenção com a saúde mental desse publico” explicou a psicóloga e Coordenadora de Atenção à Saúde do Estudante da PRAE, Ana Carolina Simões.Screenshot_20230310-110820_Video Player.jpg

O perfil da saúde mental dos estudantes do IFPB foi apresentado pela médica psiquiatra do Hospital Universitário da UFPB, Raíssa Miranda Fonseca, que teve acesso ao resultado da pesquisa. Inicialmente ela parabenizou a iniciativa do IFPB em abordar esse tema e disse que há muitos casos de subnotificação.

20230310_083334.jpgCerca de 1.800 estudantes, em sua maioria entre 13 e 17 anos, responderam a pesquisa que nos dá uma mostra do quadro da saúde mental após o período da pandemia. Apenas 6% dos entrevistados responderam que mantém acompanhamento psiquiátrico e 11% realizam tratamento psicológico. No entanto, mais da metade reconheceu a necessidade desse tipo de acompanhamento apesar de não fazer. Tristeza, desânimo e autoestima baixa também foram relatados na pesquisa” revelou a psiquiatra Raíssa.

A psicóloga do Campus Sousa, Camila Figueiredo, questionou o problema do excesso de medicação entre os estudantes e a falta de acesso a um acompanhamento na rede pública de saúde. “ É importante procurar o profissional certo para um diagnóstico correto e acabar com o estigma em relação a saúde mental” disse.

Os NAPS estarão presentes em todos os campi com uma equipe multidisciplinar. Os núcleos farão o acolhimento e encaminhamento dos estudantes diagnosticados com problemas de saúde mental às redes de auxílio existentes nos municípios, cuja recepção dos casos estará a cargo das Unidades Básicas de Saúde.

Acolher, escutar, informar e orientar estão entre os objetivos dos NAPS cuja minuta está para ser publicada pela reitoria. No período da tarde a psiquiatra Raíssa Fonseca, vai abordar questões como identificar o estudante potencialmente com problemas de saúde mental, o que fazer em casos com sintomas agudos de ansiedade e depressão, e em casos de crise como acionar a rede externa.

*Texto e fotos: Heranir Oliveira -Equipe DGCOM