Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Mulheres que inspiram IFPB

Noticia

Mulheres que inspiram IFPB

Conheça a história de Maria do Socorro da Silva (Socorro) e Heronice de Almeida e Silva (Nice)
por publicado: 24/03/2023 10h18 última modificação: 24/03/2023 15h16

 No mês de março, o IFPB trouxe uma série de homenagens às mulheres que se destacaram por suas conquistas e superações. Hoje abrimos espaço para que Maria do Socorro da Silva e Heronice de Almeida e Silva, funcionárias terceirizadas do IFPB, falem sobre suas trajetórias profissionais na Instituição.

 Maria do Socorro da Silva - Socorro - Quando comecei a trabalhar no IFPB, eu ainda não tinha concluído ensino

WhatsApp Image 2023-03-24 at 09.52.35.jpeg médio. Meu ingresso na instituição como funcionária terceirizada foi há aproximadamente 20 anos. Comecei no Campus João Pessoa (antigo CEFET), trabalhando na limpeza. Depois eu vim trabalhar no prédio da PROEXC. Nesta época, o fluxo de pessoas que visitavam o prédio onde eu trabalho era muito pequeno, o que dificultava o contato com servidores de outras unidades do IFPB.

Uma vez me convidaram para auxiliar na limpeza do Campus Guarabira, e diante da minha atuação proativa na resolução dos problemas, perceberam o meu potencial e me convidaram para ser recepcionista. Um tempo depois, uma servidora do IFPB me falou sobre um curso destinado a jovens e adultos, ofertado pela UFPB, que estava com matrículas abertas. No mesmo dia eu resolvi fazer a inscrição. Era um dia chuvoso, e ela me deixou próximo ao bloco onde eu iria me inscrever. Após os dois anos de curso eu me inscrevi no Curso Técnico Subsequente em Secretariado no Campus João Pessoa e fui selecionada para o curso.

Hoje eu tenho uma formação técnica, e atuo na minha área, como recepcionista da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) que funciona no mesmo prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB. O prédio onde atuo está sempre ofertando cursos de capacitação para a comunidade do IFPB. Nestes cursos eu tenho sempre tenho a oportunidade de aperfeiçoar o meu trabalho e já me inscrevi para o curso de libras que está para ser ofertado no próximo mês.

WhatsApp Image 2023-03-24 at 09.52.34.jpegHeronice de Almeida e Silva - Nice - Eu ingressei no IFPB no ano 2000. Durante os primeiros meses, trabalhei no refeitório do Campus João Pessoa, que na época era CEFET. Fui contratada como “serviços gerais”, mas na prática, sempre atuei em outras áreas. Pouco tempo depois eu saí do refeitório e fui trabalhar na diretoria-geral, cujo diretor era o professor Almiro de Sá. Na diretoria-geral, desempenhei várias funções. Fui copeira, auxiliar de escritório e secretária. Aprendi muita coisa e sempre fiz de tudo.

Durante os 22 anos que tenho atuado no IFPB, conheci muitas pessoas maravilhosas. Desde quando comecei a trabalhar aqui, a Instituição teve vários dirigentes, começando pelo professor Almiro, seguido pelo pela reitoria de Mary Roberta, primeira mulher reitora do IFPB. Eu sei que estou todo esse tempo aqui eles gostaram de mim. Tem sido para mim uma experiência muito boa. Eu conheço todo mundo e até já ganhei  um “troféu”, quando fui homenageada na solenidade de aniversário de 111 anos do IFPB. Na ocasião, eu fui escolhida para representar todos os terceirizados do IFPB e para mim, foi um momento  emocionante de reconhecimento pelo meu trabalho.