Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > IFPB inicia debate sobre regimentos didáticos dos cursos técnicos

IFPB inicia debate sobre regimentos didáticos dos cursos técnicos

Avaliação e Diagnóstico serão realizados por comissões
por publicado: 13/03/2023 10h06 última modificação: 13/03/2023 10h18

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) iniciou, através da publicação das portarias que instituem comissões, o processo de atualização dos regulamentos didáticos dos cursos técnicos de nível médio  (Integrados, Proeja e Subsequentes).

As Comissões Centrais, designadas pela PRE, apontaram, em seus trabalhos iniciais, a necessidade da criação de comissões locais e ou grupos de trabalho em cada campus, levando em consideração os servidores e cargos existentes, responsáveis pela condução dos debates e sistematização das contribuições em âmbito local.

As comissões locais e ou os grupos de trabalho serão compostos por representantes dos setores pedagógicos, equipe multiprofissional, coordenadores de curso, docentes, técnicos administrativo e estudantes. O processo de escolha dos representantes dos diferentes segmentos será conduzido, de forma dialogada, pelas Direções de Ensino dos campi. As comissões locais e ou grupos de trabalho serão constituídos até dia 17/03.

As comissões locais e GTs terão de 20/03 a 20/04 para inserirem suas contribuições no formulários eletrônicos que serão disponibilizados pelas Comissões Centrais. As Comissões Centrais serão responsáveis pelo processo de adequações, sistematização e revisão dos documentos e contribuições encaminhadas pelas Comissões locais e GTs.
Os diferentes segmentos do IFPB podem, também, tirar dúvidas e contribuir com a construção dos regimentos e através do e-mail: regimentosdidaticos@ifpb.edu.br.

Paralelo a essa discussão, foi instituída a comissão de Avaliação e Diagnóstico sobre a Resolução 59/2019, que trata das Diretrizes Indutoras no âmbito do IFPB, aprovada pelo Consuper após ampla discussão e participação dos segmentos. Essa comissão trabalhará na sugestão de criação e consolidação da metodologia de implantação das Diretrizes Indutoras da educação profissional de nível médio que iniciará e auxiliará, em conjunto com a comunidade acadêmica, a elaboração da matriz de referência para os cursos técnicos do IFPB.

“A participação de toda comunidade acadêmica, em tais processos, é de grande importância para que nossos regulamentos institucionais reflitam a realidade dos campi e assegurem a oferta de uma educação profissional de excelência” disse o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César.