Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > IFPB empossa novos membros do Consuper e Cepe

IFPB empossa novos membros do Consuper e Cepe

Integrantes vão atuar no período 2023 a 2025
por Angélica Lúcio publicado: 27/03/2023 18h07 última modificação: 27/03/2023 18h11

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) empossou nesta segunda-feira, 27, os novos membros do Conselho Superior (Consuper) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Os novos integrantes dos órgãos colegiados vão atuar no biênio 2023-2025. A cerimônia contou com a presença do titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, que tomou posse no Consuper como representante do Estado da Paraíba.

A solenidade ocorreu no auditório da Reitoria, em João Pessoa, no início da tarde. Após a formação da mesa solene e da execução do Hino Nacional, interpretado pela professora Marina Marinho, do campus João Pessoa, houve a leitura dos termos de posse dos titulares e respectivos suplentes. Em seguida, foi feita a leitura nominal de cada membro eleito e recém-empossado.

“É uma satisfação muito grande receber aqui esse conjunto de conselheiros, todos iguais perante o conselho e também todos iguais perante o IFPB, afirmou a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, que também preside o Consuper. Em seu discurso, ela também relembrou que o atual processo democrático de escolha dos integrantes dos órgãos colegiados é um dos legados da gestão do professor Nicácio Lopes. “É uma satisfação que tenhamos em nossos conselhos uma representação democrática, tanto no Consuper quanto no Cepe, e essa concepção vem da coragem do nosso gestor anterior”, disse.

IFPB empossa novos membros do Consuper e Cepe (1).jpeg

Mary Roberta afirmou ainda que os novos conselheiros eram bem-vindos não apenas ali, mas especialmente nos momentos futuros de discussão em cada colegiado, nos quais deve prevalecer o princípio de sempre discutir com foco no que seja o melhor para a instituição, no rigor da lei. “Todos nós, em todos os dias, pensamos o IFPB. Nossa responsabilidade é muito grande. Lidamos com vidas, de jovens e de adultos, e também produzimos conhecimento para a sociedade”, destacou.

Já o pró-reitor de Ensino, Neilor César dos Santos, que discursou como presidente do Cepe, ressaltou em seu pronunciamento a importância da presença dos estudantes nos órgãos colegiados. Segundo Neilor, os discentes podem contribuir muito com o IFPB, “para ajudar a pensar a instituição”. Em sintonia com o discurso da reitora Mary Roberta, o dirigente também lembrou do trabalho que os conselheiros eleitos e récem-empossados têm à frente. “Temos um desafio muito grande, mas estaremos juntos, todos e todas. Desejo que nossa instituição continue sendo uma referência”, declarou Neilor César, externando também estar agradecido pela oportunidade de presidir o Cepe.

IFPB empossa novos membros do Consuper e Cepe (2).jpeg

A importância do “caminhar juntos”, dada a representatividade dos conselhos, também foi citada pelo estudante Antônio Carlos Maranhão Neto, ao discursar como representante dos discentes do Instituto Federal da Paraíba. “Nessa representatividade, desde Cajazeiras até Cabedelo, de todas as regiões, a gente tem aqui o que é o IFPB. Desde os servidores a nós estudantes. Eu acredito que esses dois órgãos, o Cepe e o Consuper, são um símbolo de tudo isso, do que é esta instituição e de como as coisas são feitas, do que significa ser o IFPB: esse andar junto, não dissociado; e o Cepe e o Consuper trazem isso. E para nós, estudantes, isso é muito importante”, disse.

Antônio Carlos ainda protagonizou um momento muito especial da solenidade, ao dizer que era muito simbólico tomar posse no dia 27 de março, às vésperas do aniversário de morte do estudante secundarista Edson Luís, assassinado pela ditadura em 1968, durante um protesto de estudantes contra a alta do preço da refeição e a má qualidade da comida no restaurante estudantil. “Por coincidência, hoje é dia 27 de março. No próximo dia, 28, a gente tem um marco de 55 anos do assassinato do jovem Edson Luís. Hoje, 55 anos depois, a gente está aqui. Todos nós, mas especialmente os estudantes, temos esse direito, essa garantia de poder cobrar e poder lutar por uma instituição melhor”.

IFPB empossa novos membros do Consuper e Cepe (4).jpeg

Saiba mais sobre o Consuper e o Cepe

CONSUPER – O Conselho Superior é o órgão máximo do IFPB. Geral e sistêmico, de caráter consultivo e deliberativo, integra a estrutura organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O Conselho Superior foi instituído pela Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e é regido pelo Estatuto e pelo Regimento Geral do IFPB, tendo por finalidade contribuir com a administração e aprimorar as políticas educacionais e administrativas. Detém competências administrativas internas com caráter consultivo e deliberativo na instituição.

CEPE – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é um órgão colegiado, de caráter consultivo e propositivo, podendo deliberar por delegação do conselho superior, Consuper, no que diz respeito às políticas institucionais das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão bem como de Assuntos Estudantis.

Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB/Reitoria