Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Gestores do IFPB participam de Curso sobre a Metodologia da Matriz Orçamentária

Gestores do IFPB participam de Curso sobre a Metodologia da Matriz Orçamentária

Capacitação aconteceu na Reitoria, nos dias 23 e 24/03
por Patrícia Lins publicado: 24/03/2023 16h00 última modificação: 28/03/2023 15h12

Gestores de todas as unidades do IFPB estiveram reunidos nos dias 23 e 24 de março, no Auditório da Reitoria do IFPB, para a capacitação sobre Metodologia da Matriz Orçamentária, ministrada pelo Professor Doutor Jean Carlos Coelho de Alencar. O docente é Pró-Reitor de Orçamento e Administração do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e Coordenador do Fórum de Planejamento do Conif.

O curso, organizado pela Diretoria Geral de Gestão de Pessoas, trouxe informações sobre como a Metodologia pode colaborar para a gestão do orçamento recebido pelo IFPB e pelas suas unidades.

A aplicação prática da Metodologia da Matriz Orçamentária, explicou o professor Jean, não depende apenas da instituição, visto que é necessário que o orçamento disponibilizado pelo Governo Federal permita isso. No entanto, os conhecimentos sobre a Metodologia contribuem para uma boa gestão institucional, diminuindo, por exemplo, as discrepâncias entre as unidades. "Funcionaria, assim, não apenas como uma ferramenta orçamentária, mas de gestão", resume o docente.

Jean Carlos destaca que "a Matriz, de certa forma, está mais ligada ao ensino do que à administração, visto que a construção de um PPC de um curso e a alimentação dos dados pelo Controle Acadêmico, por exemplo, implicam diretamente nos indicadores que vão alimentar a Matriz".

A Reitora Mary Roberta foi uma das participantes do curso e destacou a importância da presença dos Diretores dos Campi: "os campi são os executores das políticas de ensino, pesquisa e extensão, e os indicadores que compõem a Matriz são oriundos dos processos executados nos campi, como quantitativo de matrículas, tipo de cursos ofertados, indicadores de pesquisa, de extensão, etc. Dessa forma, é preciso que cada campus esteja ciente da relevância tanto da composição dos indicadores (e o registro desses em sistemas como o SisTec e a Revalida), como também de que modo eles influenciam nos resultados orçamentários do Instituto".

O Pró-Reitor de Ensino, Neilor Cesar também falou sobre a ligação da Matriz Orçamentária com a área de ensino e reforçou que "os projetos pedagógicos dos cursos robustos e a oferta de cursos/vagas é muito importante para termos recursos orçamentários sustentáveis para atender todas as políticas públicas com as quais trabalhamos, sejam elas no ensino, na extensão ou na pesquisa".

Por sua vez, José Albino Nunes, Pró-Reitor de Administração e Finanças, ressaltou que a vinda do Professor Jean, na condição de ministrante, trouxe diversos esclarecimentos sobre o tema do curso, visto sua grande experiência na área.

O encerramento do curso aconteceu no fim da manhã da sexta-feira, dia 24, com um discurso de gratidão da Reitora Mary Roberta ao Professor Jean e todos os participantes do curso.