Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Assembleia homenageia reitora do IFPB

Assembleia homenageia reitora do IFPB

Mary Roberta recebeu a Medalha Darcy Ribeiro no Dia Internacional da Mulher
publicado: 08/03/2023 21h33 última modificação: 09/03/2023 13h24

“A luta primária ainda é a liberdade. O Oito de Março é, acima de tudo, uma data política”. Com essas palavras, a deputada estadual Francisca Motta deu início à sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, foi agraciada com a Medalha Professor Darcy Ribeiro, e a primeira-dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Lins, recebeu a Medalha Empreendedor José Carlos da Silva Júnior.

As duas comendas concedidas na tarde desta quarta-feira, 8, foram propostas pela deputada estadual Danielle do Vale. Para a parlamentar, as mulheres são forças incríveis na sociedade, mas muito trabalho ainda precisa ser feito, pois a vida das mulheres ainda é marcada por violência, preconceito e dificuldade.

Ao anunciar a entrega da medalha à reitora do IFPB, Danielle do Vale ressaltou o trabalho desenvolvido pela gestora Mary Roberta na área da educação e como dirigente do Instituto Federal da Paraíba. “Mary Roberta tem conduzido o IFPB com excelência, e esta medalha é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ela na área da educação em nosso Estado”, afirmou.

Reitora do IFPB Mary Roberta, recebe Medalha Professor Darcy Ribeiro (4).jpg

Após receber a comenda Darcy Ribeiro, a reitora do IFPB discursou na tribuna. Inicialmente, ela agradeceu a presença do público, lamentou que poucos parlamentares homens estivessem presentes numa data tão cara às mulheres, demonstrou satisfação com a presença de profissionais do Instituto que integram sua gestão e vibrou ao ver estudantes do IFPB que ali estavam para prestigiar a solenidade.

“Hoje é um dia de luta, dia de viver mulher. Agradeço à deputada estadual Danielle do Vale pela indicação de meu nome para esta grande honraria”, discursou a reitora. Conforme Mary Roberta, é uma grande responsabilidade receber uma comenda que leva o nome do educador Darcy Ribeiro. “Este brilhante intelectual mineiro, antropólogo, etimólogo, educador, escritor e político que há 26 anos nos deixou. Mas ficou seu legado e exemplos. Deus o tenha!”.

Em discurso, reitora diz que o IFPB é a sua vida

Reitora do IFPB Mary Roberta, recebe Medalha Professor Darcy Ribeiro (2).jpgAo longo de seu discurso, que precisou ser encurtado devido à escassez de tempo, a dirigente comentou que o IFPB faz parte de sua história desde a adolescência, quando ingressou na instituição como aluna do técnico em mecânica na Escola Técnica Federal da Paraíba. De lá para cá, são anos e anos de dedicação e amor ao Instituto. “Esta escola que vive em meus sonhos, entranhada em minha história e em minhas memórias afetivas, é uma instituição que é a minha vida, o meu coração”, disse.

A reitora Mary Roberta também ressaltou que o IFPB não só transformou e modificou sua vida, mas também a de milhares de estudantes e servidores que por ela passaram ou que tiveram contato ao longo desse tempo. "Hoje, o Instituto Federal da Paraíba, além de ser uma das mais antigas, é também a maior escola técnica que este estado tem! Somos 21 campi distribuídos em 19 municípios da Paraíba e ainda temos um Parque Científico e Tecnológico e um Polo de Inovação", destacou Mary Roberta.

A reitora comentou que a comenda recebida nesta quarta-feira também foi uma forma de aproximar os estudantes do IFPB do Parlamento. “Com essa homenagem, vocês também me deram a oportunidade de trazer para cá nossos estudantes, meninos e meninas que tiveram uma verdadeira aula aqui”, comentou a reitora.

Por fim, Mary Roberta encerrou seu discurso convidando os deputados e deputadas estaduais da Paraíba a caminharem juntos com o Instituto. “Venham conosco!  Com vocês junto ao IFPB, podemos fazer muito mais, produzir conhecimento e ajudar as mulheres”, afirmou.

A sessão especial na Assembleia Legislativa foi realizada no Plenário José Mariz, sendo presidida pela deputada Francisca Motta, a parlamentar com mais mandatos na Casa de Epitácio Pessoa. Dentre as autoridades presentes, estavam a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes; a secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; e a prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa.

Reitora do IFPB Mary Roberta, recebe Medalha Professor Darcy Ribeiro (1).jpg      Reitora do IFPB Mary Roberta, recebe Medalha Professor Darcy Ribeiro (7).jpg.jpeg   Reitora do IFPB Mary Roberta, recebe Medalha Professor Darcy Ribeiro (8).jpg.jpeg

Do IFPB, destacam-se também a presença de Nicácio Lopes, pró-reitor de Extensão e Cultura; Silvana Costa, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; Rivânia Sousa, pró-reitora de Assuntos Estudantis; Neilor Cesar, pró-reitor de Ensino; Turla Alquete, diretora-geral do campus Cabedelo; Ricardo Ferreira, diretor-geral do campus João Pessoa, e Anselmo Castilho, presidente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), dentre outros integrantes da atual gestão.

Nesta quarta-feira, o IFPB também lançou a campanha Mês da Mulher, cujo tema é “Para além das flores: conquistas e lutas”. Acesse aqui para saber mais.

Texto: Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB / Fotos: Pablo França- Programador Visual do IFPB.