Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > Reunião do CODIR discute extensão, acesso a processo seletivo e assistência aos estudantes

Encontro virtual foi realizado nesta segunda-feira (06)
por Heranir Oliveira publicado: 06/02/2023 18h23 última modificação: 06/02/2023 21h17

O Colégio de Dirigentes do IFPB (CODIR) realizou nesta segunda-feira (06) a 55ª Reunião Ordinária. O encontro dos gestores de forma virtual tratou, entre outros assuntos, do PSCT e de um programa voltado ao incentivo ao empreendedorismo.

Inicialmente o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, falou sobre a segunda edição do Programa IF Mais Empreendedor Nacional que visa a execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores individuais. “A novidade nesta edição é que nós iremos atender também os empreendedores rurais, um evento de forte impacto social” disse. O programa prevê um investimento de cerca de 6 milhões de reais entre as 66 instituições participantes no país.

A Diretora de Extensão Tecnológica, Josi Melo, apresentou o edital do Programa que prevê uma seleção interna e a oferta de bolsas para coordenador e estudante por 15 horas semanais de atividades. Serão selecionadas três propostas, com o atendimento, cada uma a seis empreendimentos, localizados na região da instituição. O edital interno deve ser lançado esta semana e as inscrições estão previstas para o período de 10 a 15/02. O resultado final da seleção nacional sairá no dia 12 de abril. O programa será executado durante sete meses com início para maio.

Na sequência a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Silva, falou sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa garantir o direito à alimentação escolar para os estudantes da educação básica. A nutricionista da PRAE, Sílvia Bastos, deu detalhes do programa iniciado em 2017 e que contará este ano com a parceria da CONAB para as chamadas públicas. A previsão é da chegada de recursos do PNAE em março.Foto codir==-1.jpg

O diretor do Campus Picuí, José Hermano Filho, trouxe na reunião do Codir a preocupação com o aumento do número de estudantes com necessidades especiais (PcD) e a necessidade de garantir a permanência desse público diante da carência de profissionais habilitados, fato endossado por outros gestores.

A gestora da PRAE lembrou que a Paraíba é o terceiro estado com o maior número de PcDs em termos percentuais, e o IFPB oferece reserva de vaga para este público nos processos seletivos. Segundo Rivânia com a chegada de recursos ano passado para os NAPNES visando a contratação de pessoal, houve melhora na situação de carência de profissionais, mas diante dessa nova realidade será preciso novas ações para dar suporte aos campi no atendimento aos estudantes com necessidades especiais. A reitora Mary Roberta sugeriu a realização de uma reunião para analisar melhor a situação dos Campi e dos recursos destinados aos NAPNES.

O último ponto da pauta da reunião foi sobre o PSCT. O diretor do Campus Santa Rita levantou questões para melhorar o acesso de estudantes no Processo Seletivo de Cursos Técnicos. Sabiniano Araújo questionou, entre outros pontos, o sistema de cotas, período de inscrições, segunda opção de curso e a transferência entre campi. Ao final apresentou algumas sugestões que serão analisadas por uma comissão, ou Grupo de Trabalho, que será formado.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: ,