Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > Reitoria planeja ações com Secretaria de Educação de JP

Noticia

Reitoria planeja ações com Secretaria de Educação de JP

Demandas foram solucionadas e novas parcerias discutidas em reunião nesta terça
por Ana Carolina Abiahy publicado: 28/02/2023 16h57 última modificação: 28/02/2023 16h57

Um encontro para estreitar laços e discutir projetos, mas que trouxe soluções para demandas da comunidade acadêmica do IFPB. Este foi o saldo da reunião realizada, nesta terça-feira, entre a reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho e a secretária de Educação da capital paraibana, Maria América de Assis Castro. Participaram do encontro, no Centro Administrativo Municipal, os pró-reitores de Ensino, Neilor César Santos, e de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa Silva. 

Entre as resoluções mais imediatas da reunião está a parceria estabelecida para viabilizar a locomoção de estudantes de João Pessoa que fazem cursos no campus do IFPB em Cabedelo e enfrentam problemas para retornar à noite, por falta de transporte público. “A secretária América nos garantiu um ônibus escolar para ser cedido ao campus Cabedelo e nós do IFPB ficamos responsáveis pelo combustível e motorista”, adiantou a reitora. 

IFPB JP sec ed 2.jpegNa ocasião, a reitora Mary tratou da doação do terreno para a futura construção do campus avançado do IFPB João Pessoa Mangabeira. A professora Mary agradeceu a cessão de uma nova escola municipal para o funcionamento do campus do IFPB que antes ficava na Escola Aruanda, no bairro dos Bancários. 

O trabalho das pró-reitorias do Instituto Federal da Paraíba foi brevemente apresentado para a Secretaria, inclusive as ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e o Polo de Inovação. Durante a conversa, a secretária América apresentou demanda de qualificação de professores com pós-graduação e de 100 monitores em Tecnologia da Informação e Comunicação para um programa que está sendo desenvolvido pelo Prefeitura de João Pessoa, ações em que o IFPB pode colaborar com o seu quadro humano. 

Ações do IFPB para incentivar o ingresso de alunas nas áreas técnicas, de engenharias e de TICs também foram discutidas. Outros programas que o IFPB desenvolve em escolas municipais e estaduais, como a Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) também foram abordados. A secretária destacou que as escolas do município têm seis mil estudantes no 9°ano do ensino fundamental II, um público potencial para ingressar no IFPB. 

A secretária América deixou as portas abertas para que outros gestores do IFPB, das pastas específicas de pautas em comum possam articular com mais detalhamento os projetos em parceria. A reitora Mary considerou a reunião muito profícua para o estreitamento dos laços entre as instituições.