Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > IFPB traz a João Pessoa coordenador da área de Engenharias IV da Capes

Noticia

IFPB traz a João Pessoa coordenador da área de Engenharias IV da Capes

Professor Hypólito José Kalinowski esteve na capital a convite da PRPIPG
publicado: 17/02/2023 15h34 última modificação: 17/02/2023 21h42

Buscar avanços para programas de pós-graduação da Paraíba na área de Engenharias. Com essa proposta, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) promoveu uma palestra para esclarecer dúvidas sobre os critérios de avaliação adotados na área de Engenharias IV da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Realizada nesta sexta-feira, 17, em João Pessoa, a ação foi uma iniciativa conjunta da PRPIPG com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica  (PPGEE) do IFPB e a Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO). O evento começou às 9h50, no anfiteatro (Bloco de Ensino) do Campus do IFPB,  e teve como palestrante o coordenador da área de avaliação das Engenharias IV/Capes, professor Hypólito José Kalinowski. Ele veio à capital paraibana a convite da PRPIPG, para explanar sobre o tema "Comentários sobre a Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Área de Engenharias IV".

Conforme a pró-reitora Silvana Cunha Costa,  titular da PRPIPG, a discussão foi muito proveitosa. "O professor Hypólito apresentou e comentou os critérios de avaliação da Capes, bem como foram discutidas estratégias para melhorias, entre elas o aumento da produtividade do corpo docente", afirmou. Ela também disse que, ao longo do evento, o palestrante sugeriu que houvesse uma carga horária máxima na graduação, de 10 horas, que os professores buscassem realizar pós-doutoramento, que procurassem formar parcerias com outras instituições e que tivessem cuidado com "publicações em periódicos predatórios".

"Durante o evento, houve uma rodada de perguntas e respostas com os presentes, o que enriqueceu o debate e trouxe subsídios para que os programas de pós-graduação façam um planejamento estratégico, visando a alcançar os níveis pretendidos na próxima avaliação quadrienal", comentou Silvana Cunha Costa.

Coordenador da área de Engenharias IV da Capes faz palestra no IFPB (2).jpeg

 Kalinowski agradece oportunidade de expor critérios da Capes

O representante da Capes também teve uma percepção positiva da experiência. "A discussão levantada ao longo e depois da apresentação contribui para disseminar ideias e focos principais que norteiam a avaliação quadrienal em termos da qualidade dos programas e de seus produtos, bem como da inserção regional e nacional, e da respectiva internacionalização, buscando ressaltar os impactos derivados dos novos conhecimentos gerados e dos egressos da pós-graduação", avaliou Hypólito José Kalinowski.

Coordenador da área de Engenharias IV da Capes faz palestra no IFPB (5).png"Esses aspectos têm realce maior devido à sua repetição no ciclo avaliativo em progresso, cuja coleta de dados encontra-se ainda em fase intermediária de sua introdução nos sistemas de acompanhamento da pós-graduação brasileira", complementou o coordenador.

Resumidamente, acrescenta Hypólito José Kalinowski, "busca-se otimizar a qualidade do corpo docente de modo a propiciar melhor formação aos estudantes matriculados nos cursos de mestrado e doutorado, ampliar e melhorar os trabalhos de conclusão, bem como publicações e produtos técnico-tecnológicos deles derivados", explicou.  Ele ressaltou ainda que, na conjuntura brasileira atual, a cooperação intra e interinstitucional torna-se quase imperativa para o crescimento qualitativo dos programas, particularmente para a quebra das barreiras entre os níveis 3, 4 e 5 da escala de notas adotada pela Capes.

Kalinowski também agradeceu aos organizadores do evento pela oportunidade de falar sobre as normas e os critérios adotados pela Capes nas avaliações. "A coordenação da área de avaliação Engenharias IV agradece ao IFPB e ao SBMO a oportunidade de expor, aos programas de pós-graduação regionais, as bases e os procedimentos realizados durante a avaliação quadrienal 2021. A comissão de área julga importante transmitir aos programas os critérios e normas que balizaram a avaliação no sentido de dirimir dúvidas sobre o processo, contribuir para o crescimento qualitativo da pós-graduação a ela afeita e se aproximar mais diretamente da comunidade acadêmica", destacou.

Em relação ao formato do evento, o representante da Capes julgou a reunião proveitosa em termos da participação, tanto em número quanto na qualidade do diálogo. Para Hypolito Kalinowski, tal qualidade permitiu aprofundar alguns aspectos da apresentação ou apresentar outros que não foram abordados inicialmente. "É intenção da comissão de área levar esse tipo de reunião aos demais programas e sociedades técnico-científicas relacionadas, a fim de construir um aprendizado no coletivo, como efetivamente ocorreu no encontro de hoje", finalizou. 

PRPIPG busca avanços nos programas de pós-graduação 

Coordenador da área de Engenharias IV da Capes faz palestra no IFPB (1).jpegDe acordo com a pró-reitora Silvana Costa, a palestra de Kalinowski será de grande valia para a PRPIPG. "Vai nos auxiliar a trabalhar os parâmetros que precisamos para que os nossos programas de pós-graduação tenham um conceito melhor ", explicou. "A PRIPIG, junto com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, está procurando construir meios e buscar ferramentas para que possamos melhorar nossa avaliação junto à Capes",  afirmou a pró-reitora. "Engenharias IV" é a área do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica no IFPB.

Além de professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do IFPB, participaram da palestra "Comentários sobre a Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Área de Engenharias IV". o vice-reitor e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mario Eduardo Mata, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Yuri Percy Molina Rodriguez. O professor do PPGEE do IFPB e atual vice-presidente da SBMO, Alfrêdo Gomes Neto, também prestigiou o evento.

Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB/ Reitoria

 

registrado em: