Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > IFPB participa do lançamento do Projeto CODE (Codificar para Desenvolver)

IFPB participa do lançamento do Projeto CODE (Codificar para Desenvolver)

A FUNETEC é parceira do Projeto que atenderá a 11 mil alunos do ensino fundamental de João Pessoa
por publicado: 02/03/2023 20h04 última modificação: 03/03/2023 14h50

A reitora do IFPB participou do lançamento do Projeto CODE (Codificar para Desenvolver). O evento aconteceu no Auditório do CAM/PMJP, na manhã desta quinta-feira (2). o projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (SECITEC), em parceria com a FUNETEC. o objetivo do projeto é integrar o ensino de programação de computadores nas escolas do ensino fundamental do Município de João Pessoa.

Durante o evento, a reitora, Mary Roberta, dirigindo-se aos jovens estudantes, pediu ficassem de pé, para serem homenageados, trazendo para eles uma mensagem de otimismo para o futuro. “Vocês não fazem ideia do quanto poderão contribuir para o futuro da humanidade e do mundo”, disse a reitora. Em seguida, a Mary Roberta lembrou que este é o mês da mulher, e dirigindo-se às alunas, deixou a seguinte mensagem: “Eu como mulher, engenheira, representante das ciências e da tecnologia, deixo um recado para vocês, meninas. Sigam junto com os meninos, juntem-se, compartilhem o conhecimento de vocês. São vocês que vão trazer soluções para o futuro”.

O prefeito Cícero Lucena, disse que o dia de hoje, (2 de março de 2023), é para ser registrado como muito importante. Como o dia que João Pessoa dá um passo largo para ser uma sociedade mais justa e mais humana. Para ele, o projeto deve atrair grandes empresas da área de tecnologia para o Município de João Pessoa, abraçando a modernidade e por meio do conhecimento, tornando-se um local onde as empresas terão a demanda por profissionais qualificados atendida.

O secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Guido Lemos, agradeceu a participação de professores do IFPB na concepção do Projeto. Para Guido Lemos, é importante que o conhecimento produzido nas Instituições de Ensino Superior da cidade de João Pessoa, seja compartilhado com os estudantes do ensino fundamental. “Vamos preparar os estudantes para que eles possam, no futuro, ter uma atuação profissional e com isso, diminuir o déficit de formação que existe não só na Paraíba, mas também no Brasil”, declarou o secretário.

Para a secretária de Educação e Cultura, América Castro, depois da Prefeitura de João Pessoa ter realizado um investimento de 170 milhões em tecnologia, chegou o momento de integrar alunos do ensino superior com os alunos da rede pública para que aconteça uma concreta melhoria na educação. A gestora destacou ainda o caráter interdisciplinar proporcionado pelo ensino da programação. “Quando falamos aprendizado de programação, falamos também em aprendizagem de conteúdos diários como códigos, logaritmos, raciocínio lógico, entre outras. Isso vai melhorar, sem dúvida nenhuma, a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos”, ressalta.

Mesa de Honra _ Projeto CODE.jpeg

Onze mil alunos do ensino fundamental serão beneficiados

Ao todo, o Projeto CODE oferta 10 mil vagas para alunos de escolas públicas de João Pessoa, do 9º, 8º, 7º e 6º anos.  Uma seleção está em andamento, na qual serão selecionados mais  mil alunos, dentre os participantes do CODE, que estejam no 8º e 9º anos, para serem bolsistas, percebendo uma bolsa no valor de R$ 300,00. Para supervisionar os grupos de alunos e seus monitores, serão selecionados 200 tutores. O valor da bolsa nesta modalidade é de R$ 700,00. O Projeto integra, ainda, cem profissionais vinculados à SEDEC e seis Coordenadores Pedagógicos com mestrado ou doutorado.

Para mais informações, acesse aqui.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB