Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > IFPB divulga a Agenda de Recepção aos alunos PEC-G e Pré PEC-G - Edição 2023

IFPB divulga a Agenda de Recepção aos alunos PEC-G e Pré PEC-G - Edição 2023

O evento de acolhimento tem início nesta segunda-feira (23) no auditório da Reitoria
por publicado: 23/02/2023 08h44 última modificação: 23/02/2023 08h44

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) receberá os alunos vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), oriundos da África, Caribe e Ásia para estudar a Graduação e o Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE), nos Campi João Pessoa e Cabedelo.

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais/Coordenação do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), em parceria com Pró Reitoria de Ensino organizou a agenda (confira nesse link) para recepção e acolhimento dos alunos. A programação que vai até a terça-feira (24) prevê a entrega de kit institucional; apresentação dos estudantes, coordenadores, professores/monitores; realização de palestras pela equipe interdisciplinar sobre saúde física, mental, psicológica e afetiva, questões referentes à interculturalidade, preconceito e adaptação, além de um tour pelo Campus e seu entorno.

O curso CLIPE - preparação para Celpe Bras, será ministrado no Campus Cabedelo sob a coordenação da Profa. Niely Silva de Souza e no Campus João Pessoa sob a coordenação do Prof. José Moacir Soares da Costa Filho, sob a supervisão da Profa. Mônica Maria Montenegro de Oliveira, Coordenadora Geral no âmbito do IFPB e Assessora de Relações Internacionais.

O PEC-G - programa desenvolvido pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IEs) públicas - federais e estaduais - e particulares, seleciona estrangeiros entre 18 e, preferencialmente, até 23 anos, com ensino médio completo para cursar de forma gratuita a graduação fora de seus países. Em contrapartida, eles devem atender a alguns critérios pré estabelecidos pelos acordos firmados entre o Brasil e seus países de origem. Os estudantes assumem o compromisso de ao regressar ao seu país contribuir com a área na qual realizaram os seus estudos de graduação.

Informações sobre o Pré Pec-G e PEC-G no IFPB: https://www.ifpb.edu.br/relacoes-internacionais/mobilidade-intercambio/pec-g-afs-intercambistas

registrado em: ,