Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > I Seminário Integrador do PIBID e PRP acontece nesta quinta-feira

I Seminário Integrador do PIBID e PRP acontece nesta quinta-feira

Tema do evento é “A BNCC e os Referenciais Curriculares do Estado da Paraíba”
publicado: 14/02/2023 16h47 última modificação: 15/02/2023 15h02

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) promoverá nesta quinta-feira, 16, o I Seminário Integrador do PIBID e PRP - edital 2022. Com o tema "A BNCC e os Referenciais Curriculares do Estado da Paraíba", o evento ocorrerá de forma virtual, das 16h às 17h30, e será transmitido pela TV IFPB no canal do YouTube. Acesse aqui o link da transmissão.

Na ocasião, a temática será abordada pela pedagoga e historiadora Rilma Suely de Souza Melo. Professora, formadora e palestrante, Rilma Suely participou da elaboração da Proposta Curricular do Estado da Paraíba na condição de coordenadora estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ela também é membro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/PB), assessora técnica da Undime-PB, elaboradora da BNCC/MEC, e coordenadora do currículo do Estado da Paraíba.

Professora Rilma Suely de Souza Melo será a palestrante do seminário integrador no IFPB _.jfif

"Os seminários integradores têm como objetivo abordar temáticas pertinentes à formação do licenciando, promovendo a reflexão e a articulação entre teoria e prática", explica a professora Ana Zulema, coordenadora sistêmica das licenciaturas. A docente acrescenta que a escolha por abordar a BNCC e os referenciais curriculares da Paraíba como tema do evento deve-se às inquietações e aos desafios que o Novo Ensino Médio tem suscitado na comunidade acadêmica.

Mesmo tendo um público-alvo específico, o seminário integrador não exige inscrição e está aberto à participação de qualquer pessoa que se interesse pelo tema em foco. "O evento é direcionado, especialmente, para os pibidianos, residentes pedagógicos e licenciandos. Mas está aberto a docentes, educadores e demais pessoas que tenham interesse na temática a ser abordada", esclarece Ana Zulema.

O I Seminário Integrador do PIBID e PRP - edital 2022 será mediado pela professora Liane Velloso Leitão. Professora efetiva de Língua Inglesa no IFPB, Liane Leitão é doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integra o Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT-CAPES-CNPq), cujo foco de pesquisa é trabalho docente, formação inicial, formação continuada, estágio supervisionado e ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

No IFPB, os seminários integradores são organizados pela Coordenação Sistêmica das Licenciaturas (CLI) em conjunto com os Coordenadores institucionais do Pibid e da Residência Pedagógica.

SAIBA MAIS - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB/Reitoria