Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > Inscrição aberta para III Congresso Nordestino de EaD

Inscrição aberta para III Congresso Nordestino de EaD

IFPB é um dos organizadores do evento
publicado: 13/02/2023 15h13 última modificação: 15/02/2023 15h05

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é um dos organizadores do III Congresso Nordestino de Educação a Distância, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de março de 2023. Em sua terceira edição, o evento tem como tema “A institucionalização da EaD e suas contribuições para o ensino presencial” e será realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador-BA. Interessados em apresentar trabalhos podem se inscrever até 20 de fevereiro.

Dentre outros objetivos, o congresso visa a: promover a discussão sobre as experiências e estudos voltados ao processo de institucionalização da EaD; abordar as necessidades de criação de regulamentações internas e revisão de processos, fluxos e demandas; e discutir sobre as políticas de capacitação, orçamento, estrutura física e recursos humanos.

O evento pretende ainda debater os novos rumos da EaD e os impactos da institucionalização para as instituições na região Nordeste, como uma oportunidade de socializar o que já é produzido nos Institutos Federais por meio de sistemas, tecnologias e/ou de conteúdo.

A 3ª edição do Congresso Nordestino de EaD reforça a importante missão de integrar as instituições da Rede Federal da região Nordeste para enfrentar os desafios da EaD em um ambiente institucional ainda norteado pela presencialidade – um paradigma vigente há séculos na educação”, afirma Rafael Leal, representante do IFPB na Comissão Central responsável pela Organização do III Congresso Nordestino de Educação a Distância.

“Nesse sentido, o compartilhamento de experiências visa ao aperfeiçoamento normativo e à apresentação de propostas de diretrizes que, independente dos meios utilizados para intermediar o processo de ensino-aprendizagem, garantam a excelência da educação ofertada pela Rede Federal na nossa região”, complementa Rafael Leal.

Acesse aqui a página oficial do evento

As inscrições no evento devem ser realizadas no link abaixo, por meio do sistema do EVEN3: https://www.even3.com.br/3-congresso-nordestino-de-ead-313192/

Congresso será realizado no IFBA em Salvador.jpeg

Submissão de trabalhos pode ser feita em quatro eixos

As inscrições como autor para apresentação de trabalho podem ser feitas até 20 de fevereiro de 2023, com o envio do trabalho acadêmico nas seguintes modalidades: Resumo Expandido, Artigo Completo e Relato de experiência.

Os trabalhos podem ser apresentados em quatro eixos, EIXO 1 - Institucionalização da EaD (documentos normativos, capacitação e estrutura física; EIXO 2 Qualidade na EaD; EIXO 3 - Acessibilidade na EaD; EIXO 4 - Assistência Estudantil na EaD.

Confira aqui a chamada para submissões de trabalho

PROGRAMAÇÃOCom uma programação diversa, o III Congresso Nordestino de Educação a Distância contará com mesa-redonda, minicurso, comunicações oral. O evento será aberto com a palestra magna “Institucionalização da EaD e Hibridização do Ensino Presencial”.  Confira toda a programação aqui.

Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB/Reitoria