Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > CODIR elege membros para o Consuper, aprecia ações sobre o mês da mulher e jogos intercampi

Confira os desdobramentos da reunião
por Patrícia Nogueira publicado: 28/02/2023 12h31 última modificação: 02/03/2023 12h06

O Colégio de Dirigentes do IFPB elegeu em reunião ordinária na manhã desta terça-feira (28) os novos membros que irão representar o colegiado no Conselho Superior. Para tanto, foram eleitos o professor Nicácio Lopes, como membro titular representante dos Pró-reitores e Sabiniano Araújo, como membro titular representante dos Diretores-Gerais. Os seus suplentes são Rivânia Souza e Abimael de Oliveira, respectivamente.

O CODIR apreciou também a campanha do Mês da Mulher apresentada pela Relações Públicas Nayara Oliveira. O objetivo é valorizar mulheres que tenham se destacado em diversas áreas como ensino, pesquisa, extensão e inovação, estimulando debates construtivos. A campanha será iniciada no mês de março e contará com ações envolvendo todos os campi por meio de vídeos, entrevistas, rodas de conversa. "Estamos elaborando tudo com bastante zelo e convidamos vocês para participar dessa ação do bem para trazer boas construções individuais e coletivas", disse Nayara aos membros do Colégio. Ela afirmou também que haverá espaço para temas como "mulheres que inspiram" e "campus em ação" e para isso precisará unir esforços em parceria com as unidades. A idealização da campanha é da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing e conta com o apoio da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas e Gabinete da Reitoria.

O último tema abordado pelo Colégio de Dirigentes foi a realização dos Jogos Interclasses e Jogos Intercampi. O planejamento da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis prevê a realização de etapas no litoral, borborema e sertão no segundo semestre. "Estamos propondo um formato para gerar o menor custo para a instituição pois entendemos as dificuldades financeiras para este ano, mas ressaltamos também a importancia de priorizar esta ação", disse a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Rivânia Souza, enfatizando a oportunidade de convivência e integração que os jogos proporcionam.

De acordo com a Diretora de Educação Física e Esportes, Brígida Batista, a previsão é de que participem mais de 600 estudantes. A Reitora Mary Roberta lembrou que como ex-aluna vivenciou momentos importantes para sua formação através da participação em jogos estudantis e pontuou que ações deste tipo incentivam a permanência e o êxito estudantil . O Pró-Reitor de Extensão, Nicácio Lopes, falou que os ginásios que estão em construção nos campi permitirão uma robustez na prática desportiva dentro do IFPB e ressaltou o sentimento de integração em eventos dessa natureza.

Após as reflexões, o CODIR escolheu os campi de Cajazeiras para a etapa sertão, Monteiro para a etapa borborema e João Pessoa para sediar a etapa final. O Campus que irá sediar a etapa litoral será definido posteriormente.

A PRPIPG informou sobre os reajustes das bolsas de iniciação científica e de pós-graduação do CNPq e Capes. Os valores anteriores de R$ 100,00 PIBIC-EM e R$ 400,00 PIBIC e PIBITI do CNPq foram para R$ 300,00 e R$ 700,00, respectivamente. A bolsa de mestrado passou de R$ 1.500,00 para R$ 2.100,00. Haverá também uma atualização dos valores internos e consequentemente a retificação do edital interconecta, em curso, na fase de inscrições. Os Diretores Gerais deverão enviar o novo quantitativo de bolsas para a retificação e a PRPIPG irá prorrogar os prazos de submissão dos projetos.

A reunião  finalizou com a divulgação dos informes das demais Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas.