Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > Coordenador da área de Engenharias IV da Capes faz palestra no IFPB

Coordenador da área de Engenharias IV da Capes faz palestra no IFPB

Evento da PRPIPG aborda critérios de avaliação de programas de pós-graduação
publicado: 16/02/2023 15h48 última modificação: 17/02/2023 15h03

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vai realizar um evento nesta sexta-feira, 17, para esclarecer dúvidas sobre os critérios de avaliação adotados na área de Engenharias IV da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A iniciativa é uma realização conjunta com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do IFPB e a Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO).

O evento será realizado às 9h50 no anfiteatro (Bloco de Ensino) do Campus do IFPB, em João Pessoa, em forma de palestra. Para apresentar o tema "Comentários sobre a Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Área de Engenharias IV", a PRPIPG convidou o coordenador da área de avaliação das Engenharias IV/Capes, professor Hypólito José Kalinowski.

"O professor Hypólito veio fazer comentários sobre a avaliação quadrienal da Capes, e isso vai nos auxiliar a trabalhar os parâmetros que precisamos para que os nossos programas de pós-graduação tenham um conceito melhor ", explica a pró-reitora Silvana Costa, titular da PRPIPG.

Ela informou que "Engenharias IV" é a área do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica no IFPB. "A PRIPIG, junto com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, está procurando construir meios e buscar ferramentas para que possamos melhorar nossa avaliação junto à Capes", acrescenta Silvana Costa.

Professor Hypólito José Kalinowski.gif

SOBRE O PALESTRANTE - Hypólito José Kalinowski é professor Titular-Livre no Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense e exerce a coordenação da área de avaliação "Engenharias IV" da Capes. Presidiu a Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e participou por diversas vezes de seu Conselho. Também já atuou em vários comitês assessores de agências de fomento (Capes, CNPq, Finep, Fundação Araucária). Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Propagação e Dispositivos em Meios Dielétricos, bem como suas aplicações em Telecomunicações e Instrumentação.

Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB/ Reitoria