Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > Aluna do IFPB passa em 1º lugar na USP para Medicina, outros dois estudantes são aprovados

Jovens são dos Campi Cajazeiras e Campina Grande
por Heranir Oliveira publicado: 25/02/2023 08h00 última modificação: 28/02/2023 12h54

Eles ainda são adolescentes, têm entre 17 e 18 anos, mas souberam aproveitar a rotina de estudos no IFPB e conseguiram excelentes colocações em um dos vestibulares mais concorridos do país, o da Universidade de São Paulo (USP). Maria Clara e José Gabriel são concluintes do Curso Técnico Integrado de Informática no Campus Cajazeiras, e José Ériko cursou Mineração em Campina Grande. Todos vêm de famílias simples, e estão a um passo de ingressar em uma das mais conceituadas instituições de ensino da América Latina.

1º lugar em Medicina

Maria Clara Santana Lira conquistou o primeiro lugar na USP para o curso de Medicina. ”Fiquei sem acreditar quando vi o resultado, eu contei primeiro aos meus pais, Lígia e Marcílio, que ficaram orgulhosos pelo meu desempenho” disse a jovem que desde criança manifestou interesse pela área médica.Maria Clara estudando.jpeg

Filha de um aposentado e de uma pedagoga, Maria Clara iniciou o ensino médio em 2020 quando passou a ter uma rotina diferente por causa da pandemia da Covid-19. “Com aulas online aproveitei o tempo para ver o conteúdo do ensino médio e no último ano do curso em 2022 me dediquei a revisão. Pratiquei redação e simulados, fiz provas antigas e as corrigia, eu estudava em média seis horas em cada período” disse.

A estudante também se inscreveu pelo SiSU como primeira opção na UFPB e como segunda opção na UFCG para o curso de Medicina. Ela avalia junto com a família a ida para a USP ou a possibilidade de ficar por aqui. “Existem vários fatores para tomar uma decisão dessa, tem o lado financeiro que pesa, também acredito na qualidade das instituições públicas aqui da Paraíba” revela.

Maria Clara com amigos no IFPB.jpegMaria Clara atribui sua aprovação a qualidade do ensino no IFPB. “Aqui somos bem assistidos em todas as áreas, temos um ensino de excelência, e na questão da redação, nós concluintes, fomos acompanhados pela professora Sayonara Abrantes que exerceu sua missão de ensinar com maestria. É muito importante uma instituição pública dar continuidade na formação dos cidadãos” concluiu.

5º lugar na USP

Outro estudante do Campus Cajazeiras a ser aprovado na USP é José Gabriel Moreira, de 17 anos, selecionado em 5º lugar para o curso de Ciências da Computação. “É um sentimento de alegria, conquista e gratidão ao IFPB, porque passei muitas madrugadas acordado estudando e revisando conteúdos, valeu a pena”.

A exemplo de Maria Clara, também é incerta a ida de Gabriel para a USP. “Haveria necessidade de um auxílio financeiro, de moradia, diversos empecilhos que estou avaliando caso eu vá para São Paulo, talvez eu acabe estudando aqui pela Paraíba mesmo, me inscrevi para Medicina na UFPB e Ciências da Computação na UFCG” desabafa.Gabriel.jfif

Filho de pais agricultores, Gabriel mora na zona rural de São João do Rio do Peixe, distante 23 quilômetros de Cajazeiras, uma rotina que cumpria de ônibus para o campus. O estudante se inscreveu na USP graças ao incentivo da colega Maria Clara. “Ouvi os conselhos dela, me inscrevi e deu tudo certo”.

Gabriel com amigos no IFPB.jpegO diretor do Campus Cajazeiras, Abinadabe Silva Andrade, disse que os resultados obtidos pelos estudantes na USP são fruto de um conjunto de esforços entre as famílias e o IFPB. “Isso remete ao nosso papel como uma Instituição profissionalizante que não só forma profissionais, mas também cidadãos. Estes resultados demonstram a força do sertanejo, do nordestino, parabéns aos dois jovens”.

Comemoração em Campina Grande

No Campus Campina Grande a comemoração veio através do aluno do curso de Mineração, José Ériko Monteiro Neto, de 18 anos, aprovado na USP para o curso de Direito. “Sempre estudei em escola pública e o IFPB foi fundamental na minha construção acadêmica para ter o conhecimento suficiente de alcançar a pontuação que obtive no ENEM e de entrar na USP”.

Ériko cumpriu uma rotina de estudos, focando em redações e simulados além de aulas para fixar os conteúdos. O jovem mora na cidade de Boa Vista, há 50 minutos de Campina Grande, com a mãe (Dona Gerlane) que está desempregada, e um irmão. “Ela ficou feliz quando dei a notícia, mas de início não acreditou porque uma aprovação desse nível não é comum na realidade socioeconômica que a minha família se encontra”.José Ériko.JPG

José Ériko já fez a matrícula para o período letivo que começa em 13 de março com a semana de recepção. A aprovação na USP pelo sistema de cotas (escola pública) vai possibilitar ao jovem o benefício da assistência estudantil. “Minha permanência lá será garantida pelos auxílios que a universidade oferece, como alimentação, transporte e moradia” disse.

A universidade paulista utiliza as notas do ENEM, mas tem um sistema próprio de ingresso, o Enem-USP, ao invés do SiSU. Das cinco categorias de indicadores do World University Ranking, a USP ficou ano passado entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: pesquisa (74ª posição) e ensino (88ª posição).

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM