Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 01 > Inscrição para Licenciaturas do Parfor é prorrogada até 07 de fevereiro

Noticia

Inscrição para Licenciaturas do Parfor é prorrogada até 07 de fevereiro

Confira tutorial para se inscrever em um dos cursos oferecidos em nove campi do IFPB
por Ana Carolina Abiahy publicado: 06/02/2023 18h00 última modificação: 06/02/2023 18h24

As inscrições para os cursos de Licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foram prorrogadas até o dia 07 de fevereiro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Instituto Federal da Paraíba disponibilizou vagas nos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Química e Matemática. 

O IFPB tem capacidade para ofertar os cursos em nove campi: Esperança; Cajazeiras; Itabaiana; Picuí; Santa Rita; Princesa Isabel; Sousa; João Pessoa e Campina Grande. Para todo o Nordeste, a Capes disponibilizou 2300 vagas distribuídas nos estados.  

O Diretor de Educação Superior do IFPB, Richardson Correia Marinheiro,alerta que é preciso ficar atento ao perfil de quem pode se inscrever: professores da rede pública (municipal, estadual e federal) que não possuem curso de licenciatura na disciplina em que atuam em sala de aula ou que têm licenciatura mas atuam em área distinta. Por exemplo, um professor licenciado em Matemática que ministra a disciplina de Física. 

Tutorial para a inscrição 

Segue abaixo o passo a passo para efetivar a sua inscrição:

 1º Passo > Acesse o link de cadastro na Plataforma CAPES de Educação Básica:

https://sadmin.capes.gov.br/sadmin/#/cadastroUsuarioNacional 

2º Passo > Acesse o link abaixo e cadastre o seu currículo na Plataforma CAPES de Educação Básica com o login e senha cadastrados no “1º Passo”:

https://sso.capes.gov.br/sso//oauth?response_type=token&redirect_uri=https://eb.capes.gov.br/auth&realm=2&client_id=freire.capes.gov.br&scope=&state=capes_oauth    

OBS: Registre na aba “Atuação Profissional >>> Experiência Profissional na Educação Básica” a disciplina que atua e não possui formação específica. Somente com esta informação é que aparecerá as opções de cursos que você poderá concorrer. Após todo o preenchimento, será necessário efetivar o aceite do termo de ciência no final do cadastro do currículo.

3º Passo > Na página principal do seu currículo da Plataforma CAPES de Educação Básica clique no ícone “Interesse em Formação” na parte superior e efetue o cadastro de interesse na instituição e curso desejado.

OBS: Caso não apareçam opções de cursos, deve ter ocorrido algum problema no cadastro da disciplina que você leciona e não possui formação específica, informação registrada no “2º Passo”.

4º Passo > Entre em contato com o seu Secretário de Educação para que ele acesse a Plataforma Capes de Educação Básica e efetue a validação da sua inscrição.

Link de acesso a Plataforma: https://eb.capes.gov.br/portal/ 

Email para solicitar o cadastro como Secretário Municipal de Educação: plataforma.secretarias@capes.gov.br

Período para Validação das inscrições por secretários de Educação: 13/02/2023 até 28/03/2023

5º Passo > Acompanhe a validação da sua inscrição na própria Plataforma Capes de Educação Básica, no local onde você efetuou o cadastro de Interesse em Formação.

6º Passo > Aguarde a publicação do resultado dos cursos e turmas formadas para o estado da Paraíba, que ocorrerá até o dia 12/05/2023 através da página da CAPES:

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/parfor/parfor