Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 01 > IFPB assina acordo de parceria com Governo do Estado para o PREAMAR

IFPB assina acordo de parceria com Governo do Estado para o PREAMAR

Programa prevê, entre outras ações, instalação de recifes artificiais em municípios costeiros. Assinatura ocorreu nesta terça-feira (17)
por Heranir Oliveira publicado: 17/01/2023 17h41 última modificação: 18/01/2023 08h52

Quatro municípios costeiros no estado serão contemplados por um conjunto de ações socioambientais através do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba. O desenvolvimento do Programa PREAMAR foi oficializado nesta terça-feira (17) entre o Instituto Federal da Paraíba e o Governo do Estado numa solenidade bastante concorrida, no auditório da Fundação Casa de José Américo de Almeida, no Cabo Branco.

A mesa de abertura foi composta pelo Governador do Estado João Azevedo, vice-governador Lucas Ribeiro, Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, Reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho, Presidente da Cinep, Rômulo Polari, Presidente da Funetec, Anselmo Castilho, Procurador da República, Bruno Galvão, Secretária de Turismo, Rosália Borges e pela Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaranse.

O PREAMAR que será realizado ao longo de quatro anos pretende auxiliar a recuperação da biodiversidade através da utilização de recifes artificiais marinhos, ou seja, estruturas colocadas no fundo do oceano que simulam características de um recife natural promovendo o incremento da produtividade pesqueira, além da criação de áreas temáticas para o mergulho subaquático e a restauração dos ecossistemas de corais.

O programa prevê a instalação de 10.000 blocos de recifes artificiais marinhos, possivelmente de concreto, em 10 pontos da plataforma continental rasa da Paraíba, beneficiando os municípios de Lucena, Cabedelo, João Pessoa e Conde. Os locais de instalação das estruturas serão definidos após a realização de estudos ambientais.

Em sua apresentação a bióloga e pós-doutoranda da UFPB, Karina Massei, falou da importância do oceano na vida das pessoas e do processo de branqueamento dos corais naturais (fenômeno provocado por mudanças no ambiente marinho que provoca a morte dos corais) que afeta a biodiversidade local.” A frequência com que isso está ocorrendo tem sido um alerta para todos os pesquisadores” disse Karina.

O professor do Campus Cabedelo Centro do IFPB, Cláudio Dybas, que coordena o PREAMAR deu detalhes técnicos do programa que vai beneficiar também a pesquisa cientifica e a educação ambiental. A primeira fase dos trabalhos consiste nos estudos ambientais e reuniões públicas com a comunidade, em seguida as estruturas serão confeccionadas e instaladas, e por último será feito o monitoramento dos resultados ambientais.Cláudio 2.JPG

IMG_1451.JPGEm sua fala a Reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, enalteceu o esforço do Governo do Estado em fortalecer as relações com a academia e lembrou dos investimentos na pesquisa. “Somos uma instituição centenária, mas a nossa história na pesquisa é bastante profícua, apesar de ser recente. De 2017 para cá quando instalamos o Polo de Inovação já executamos R$30 milhões, o ano passado foram R$13 milhões e agora mais R$2,5 milhões do PREAMAR através da Cinep, isso é pensar o futuro”.

“Este momento é cheio de muito simbolismo”, disse o Governador João Azevedo ao lembrar da época em que foi aluno do então Liceu Industrial e professor da Escola Técnica, hoje IFPB. “Este projeto me chamou a atenção não só pelo investimento relativamente baixo, se comparado a outros projetos, mas pelo alcance que vai impactar em vários segmentos. O PREAMAR é importante para o meio ambiente, turismo, pesca, e vai colocar a Paraíba num patamar diferente de outros estados, com um foco importante para o meio ambiente e sustentabilidade” concluiu.

Assinaram o termo de acordo do programa o governador João Azevedo, a Reitora do IFPB, Mary Roberta, o Superintendente da Funetec, Anselmo Castilho e o Superintendente da Cinep, Rômulo Polari. Participaram da solenidade Pró-Reitores do IFPB, Diretores Sistêmicos, representantes dos setores de pesca, mergulho e navegação além de outras autoridades.IMG_1545.JPG

O programa PREAMAR conta com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba além de colaboradores externos e atende a vários objetivos da Agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). No pátio da Fundação Casa de José Américo os participantes puderam ver exposições de fotografias de recifes de corais e carcaças de animais marinhos.Exposição.jpg

Confira outras fotos da solenidade do PREAMAR na página oficial do IFPB no Facebook

*Texto: Heranir Oliveira – Equipe DGCOM- Fotos: Pablo França- Programador Visual do IFPB