Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 01 > IFPB apoia Festival Cultural da China

IFPB apoia Festival Cultural da China

Evento gratuito será de 3 a 5 de fevereiro em João Pessoa com vasta programação
por Heranir Oliveira publicado: 30/01/2023 09h12 última modificação: 30/01/2023 10h12

O Instituto Federal da Paraíba participa da organização do I Festival Cultural da China que acontecerá entre os dias 3 a 5 de fevereiro em João Pessoa. Dentro da programação, que acontecerá no Teatro Pedra do Reino e na Usina Cultural Energisa, constam oficinas artísticas, palestras, exposições, gastronomia e apresentações culturais. O evento gratuito e aberto ao público, é organizado pela Universidade Federal da Paraíba.

A data foi escolhida para representar o Festival da Primavera comemorado anualmente na China e no qual é comemorado o ano novo chinês, já que eles seguem o calendário lunar, diferente do ocidente que segue o calendário solar. A abertura do Festival no dia 3 de fevereiro, às 19h, no Teatro Pedra do Reino, contará com a presença de autoridades chinesas e paraibanas, além de apresentações culturais de música e dança com artistas dos dois países. divulgacao Dança dos Leões.jpeg

A pianista chinesa e professora-adjunta da Escola de Música da UFRN, Nan Qi, apresentará 5 peças musicais chinesas, junto ao pianista Durval Cesetti, ao tenor Kaio Morais e ao trombonista, Gilvando Pereira. Também haverá apresentação da Orquestra Criança Cidadã de Recife, que tocará uma canção típica chinesa. Além da tradicional Dança dos Leões, que é realizada por artistas fantasiados de leões chineses, acompanhados por gongos e tambores, representando uma chuva de boa sorte.

Para representar a cultura paraibana, ainda na abertura do festival, haverá apresentações folclóricas e um espetáculo narrativo-poético musical sobre a vida e obra de Jackson do Pandeiro, um dos maiores nomes da cultura popular nordestina. GrupoEita=====.jpegO Grupo Eita de Projeções Folclóricas recepcionará o público com animada apresentação de forró e dançarinos caracterizados. Já o Grupo Aruenda da Saudade, da região de Pitimbu-PB, irá realizar um cortejo com música e tambores pelo Teatro para marcar o início das apresentações culturais no palco.

Nos dias 4 e 5 de fevereiro as atividades serão concentradas na Usina Cultural Energisa com uma programação aberta ao público que inclui atividades para todas as idades. Os visitantes poderão participar de palestras, degustação de culinária chinesa, exposição de filmes chineses, contação de histórias temáticas, pintura de rosto para as crianças, oficinas de caligrafia chinesa, artesanato, Tai Chi Chuan e Kung Fu, apresentações e demonstrações sobre a medicina oriental.

O I Festival Cultural da China tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba e da Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China). Além da colaboração da Embaixada da China em Brasília, do Consulado Geral da China em Recife, do Setor de Relações Internacionais (SRI) da UFRN e da Associação Chinesa Paraibana do Brasil.

Um grupo de alunos do IFPB do curso Técnico em Eventos do Campus João Pessoa participa ativamente da execução do evento, sob a supervisão da professora Maria Rita que tem atuado no planejamento e na organização do Festival. A reitora do IFPB, Mary Roberta, estará na mesa de honra na abertura do evento.

Confira a programação completa e saiba mais na página do evento, ou acompanhe todas as informações no perfil do Instagram do Festival (@festivalculturaldachina).

*DGCOM do IFPB com informações da Ascom/UFPB